Press "Enter" to skip to content

Lula e Bolsonaro protagonizam último debate presidencial das eleições

Última atualização 28/10/2022 | 13:59

Nesta sexta-feira, 28, às 21h30, acontece o último enfrentamento entre os atuais candidatos à presidência da República. Na TV Globo, Lula (PT) e Bolsonaro (PL) se encontram pelo debate derradeiro antes do segundo turno das eleições 2022, cuja votação ocorre neste domingo, 30, a partir das 8h.

Histórico de Lula x Bolsonaro

Desde que teve início o período eleitoral deste ano, Lula e Bolsonaro estiveram presentes juntos em três debates diferentes. No primeiro turno, os presidenciáveis protagonizaram o primeiro embate no encontro da Band, que também contou com a presença de Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT), Soraya Thronicke (União Brasil) e Luiz Felipe d’Ávila (Novo).

Em seguida, na Globo, Lula e Bolsonaro voltaram a figurar em um debate juntos, sendo que, naquela ocasião, Padre Kelmon (PTB) também participou. Neste segundo turno, Lula e Bolsonaro debateram apenas na Band. O petista novamente optou por não figurar nos palanques da SBT e Record, escolhendo outras formas de campanha.

Agora, ambos terão um último duelo antes de descobrir quem governará o País pelos próximos quatro anos.

As regras do debate na Globo

O debate na Globo entre Lula e Bolsonaro terá mediação do jornalista William Bonner, assim como no primeiro turno. No total, serão cinco blocos. O primeiro e o terceiro serão de temas livres, com duração de 30 minutos. A exemplo do debate na Band, cada candidato terá 15 minutos para administrar da forma que desejar, entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas.

O segundo e o quarto blocos terão definição de temas por parte da Globo, com 20 minutos de duração. Os candidatos deverão escolher entre seis assuntos exibidos em um telão. Cada tema só poderá ser escolhido uma única vez, sem repetição.

No quinto e último bloco, a emissora abrirá espaço para as considerações finais de Lula e Bolsonaro. A ordem teve definição por sorteio, com o petista iniciando e o atual presidente encerrando.