Press "Enter" to skip to content

Lula tem 42,7% e Bolsonaro 36,4%, aponta Paraná Pesquisas

Última atualização 28/09/2022 | 11:18

Paraná Pesquisas divulgou pesquisa para presidente da República nesta terça-feira, 27, onde confirma a liderança de Luiz Inácio Lula da Silva. Conforme o instituto, o petista soma 42,7% contra 36,4% de Jair Bolsonaro na disputa em primeiro turno, cujo pleito acontece no dia 2 de outubro.

Na comparação com o levantamento anterior do instituto, divulgado dia 20 de setembro, o ex-presidente subiu 2,6 pontos percentuais, enquanto o atual, manteve a mesma pontuação. No novo cenário, Lula deixa a condição de empate técnico com Bolsonaro, já que a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Ainda de acordo com o Paraná Pesquisas, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 5,6%, das intenções de voto e a senadora Simone Tebet (MDB) está logo atrás, com 5,0%. Soraya Thronicke (União Brasil) tem 0,8%. Felipe D’Avila (Novo), Leonardo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB) e Vera Lúcia (PSTU) registram 0,1% cada. José Maria Eymael (DC) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.

Votos brancos, nulos e eleitores que não devem votar em nenhum candidato totalizam 4,6%, percentual igual ao dos que afirmam não saber ou que preferem não responder quem preferem para esta eleição.

No total, foram entrevistadas 2.020 pessoas presencialmente entre 22 e 25 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o levantamento tem 95% de confiança.
A pesquisa, financiada pelo próprio instituto, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03928/202 .

Segundo turno

Em um eventual cenário de segundo turno, Lula teria 48,0% da preferência do eleitorado frente a 40,4% de Bolsonaro. Os que dizem que irão votar em branco, anular ou nenhum somam 7,9%. A proporção dos que dizem não saber ou que não responderam é de 3,7%.