Press "Enter" to skip to content

Lula x Bolsonaro: saiba qual candidato cada governador apoia

Entre os candidatos a governador nas 27 unidades federativas do Brasil, 15 saíram vitoriosos ainda no primeiro turno das Eleições 2022. Na disputa pela presidência, Lula (PT) e Bolsonaro (PL) concorrerão ao cargo no segundo turno. Levando em conta os governadores já eleitos neste ano, eles se dividem entre apoiar o petista, o atual presidente ou se manter neutro no páreo.

Apoios de Lula e Bolsonaro

Os apoiadores declarados de Lula são Elmano Freitas (PT), do Ceará, Rafael Fonteles (PT), do Piauí, Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte, e Carlos Brandão (PSB), do Maranhão. É de se observar que todos eles são da Região Nordeste, e a maioria é do Partido dos Trabalhadores.

No lado de Bolsonaro, a lista é maior. Destacam-se Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, e Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal. Além deles, Ratinho Jr. (PSD), do Paraná, Mauro Mendes (União Brasil), do Mato Grosso, Gladson Cameli (PP), do Acre, e Antonio Denarium (PP), de Roraima, também são apoiadores do atual presidente.

Ronaldo Caiado (União Brasil), governador reeleito de Goiás, possui a tendência de apoiar Bolsonaro. No entanto, ele ainda não declarou publicamente o seu voto, utilizando a prerrogativa de que está aguardando a decisão de seu partido.

Wanderlei Barbosa (Republicanos), de Tocantins, Helder Barbalho (MDB), do Pará, e Clécio Luís (Solidariedade), do Amapá, são os outros três governadores eleitos no primeiro turno que não se posicionaram oficialmente sobre o apoio a Lula ou Bolsonaro. A disputa pelo governo terá segundo turno em outros 12 estados, no dia 30 de outubro.

Entre os candidatos à presidência neste ano, Ciro Gomes (PDT), quarto colocado no pleito, declarou o seu apoio a Lula. Simone Tebet (MDB), que ficou em terceiro lugar, ainda está aguardando o posicionamento de seus aliados para divulgar o apoio no segundo turno.