Press "Enter" to skip to content

Mais de 27 milhões de eleitores já ativaram o título digital

Última atualização 28/08/2022 | 11:52

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que mais de 27 milhões de brasileiros já ativaram a versão digital do título de eleitor. O “e-Título” pode substituir o documento em papel e permite diversas funcionalidades. O aplicativo está disponível normalmente para os sistemas Android e iOS. No entanto, é importante ressaltar que a sua ativação não poderá acontecer nas datas exatas do primeiro e segundo turnos: 2 e 30 de outubro.

A ativação do título digital

O título digital conta com várias vantagens. Entre elas, é possível consultar o local de votação (zona e seção eleitoral), verificar a existência de débitos eleitorais, justificar a ausência às urnas e emitir certidões de quitação eleitoral.

Além disso, os eleitores que cadastraram a biometria na Justiça Eleitoral antes da pandemia e têm a fotografia exibida no aplicativo poderão utilizar o e-Título como forma de identificação nas Eleições. Ainda segundo o TSE, cerca de 118 milhões (75% dos eleitores do Brasil) possuem registro das impressões digitais na Justiça Eleitoral.

O título digital foi alvo de polêmicas nas últimas semanas. Um boato dizia que os novos registros transferiam de forma automática os votos para o candidado a presidente Lula (PT), via QR Code. No entanto, trata-se de uma informação falsa, ou fake news.

O ministro Raul Araujo, do Tribunal Superior Eleitoral, inclusive, exigiu na última quinta-feira, 25, a remoção de postagens a respeito dessa temática, por causar desinformação. Carla Zambelli, Dárcio Bracarense Filgueiras e Inácio Florêncio Filho foram alguns dos alvos.