Press "Enter" to skip to content

Mais de 80% dos partidos apresentam chapa incompleta, em Goiás

Última atualização 15/09/2022 | 09:55

Em Goiás, cerca de 80% dos partidos e coligações apresentam chapa incompleta nas Eleições de 2022. No pleito deste ano, a maior parte não completou o número máximo de candidatos permitido para a disputa em deputado federal (18) e deputado estadual (42).

As chapas de partidos e coligações em Goiás

Neste ano, 23 partidos estão disputando cargos em Goiás de forma individual. Além disso, há três coligações: PT/PCdoB/PV, PSDB/Cidadania e PSOL/Rede. No total, incluindo os dois grupos, 26 federações diferentes participam da disputa nestas Eleições.

Desde as Eleições de 2020, não existe mais o sistema de coligações proporcionais. Isto é, os partidos podem continuar formando coligações como maneira de angariar aliados, mas não poderá acontecer “transferência de votos” para outro partido de uma mesma coligação.

Se fosse no sistema antigo, um eleitor que votasse neste ano no PT, por exemplo, poderia ajudar a eleger um candidato do PCdoB, devido ao quociente eleitoral das coligações proporcionais. No entanto, atualmente os votos dos eleitores beneficiarão apenas os candidatos que eles escolheram, além do partido dos candidatos em questão.

De qualquer forma, as 26 federações em Goiás têm direito a lançar, no máximo, 18 candidatos a deputado federal e 42 a deputado estadual. Para federal, apenas sete (26,9%) estão com chapa cheia: Agir, Avante, PL, PRTB, PSB, PT/PCdoB/PV e Solidariedade. Já para estadual, foram somente três (11,5%): Agir, PRTB e PT/PCdoB/PV.

O partido com o menor número de candidatos neste ano, em Goiás, foi a Unidade Popular (UP), com uma pessoa disputando o cargo de deputado federal e uma no estadual, além de presenças únicas também para senador e governador.

Portanto, levando em conta os dois cargos, 43 das 52 chapas estão incompletas, número equivalente a 82,69%. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), excluindo as candidaturas que sofreram indeferimento e renúncias.