Mais de R$ 1 milhão em multas já foram aplicadas aos responsáveis por desmatar, de forma ilegal, vegetação nativa na Chapada dos Veadeiros, em Cavalcante. As punições foram determinadas em uma operação da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) nos dias 27 e 28 de fevereiro. Segundo a pasta, cerca de 200 hectares foram desmatados, o que gerou multa no valor de R$ 1,2 milhão.
Segundo a Semad, os responsáveis não foram localizados e ninguém foi preso durante a operação. De toda forma, eles devem responder pelas infrações de obra sem licença, alteamento de barramento sem licença, supressão vegetal sem licença e maus-tratos a animais.
Os agentes apreenderam quatro tratores, uma retroescavadeira, uma pá carregadeira, um trator agrícola, um caminhão, um jipe e duas motocicletas. Segundo a Semad, o grupo usava uma técnica que permite o desmatamento rápido e de grande área. Os técnicos acreditam que, caso o equipamento não fosse recolhido, seriam destruídos 1 mil hectares de Cerrado. Durante a operação, a equipe também encontrou três cadelas em situação de maus-tratos.