Press "Enter" to skip to content

Nesta terça, 4, Tebet e Ciro devem decidir apoio no segundo turno

Última atualização 04/10/2022 | 12:56

Nesta terça-feira, 4, as cúpulas de três partidos se reunirão para definir o apoio do segundo turno na disputa pela presidência da República. O PDT, de Ciro Gomes, além de PSDB e Cidadania, que apoiaram a candidatura de Simone Tebet (MDB), escolherão de qual lado ficarão até o dia 30 de outubro.

Apoios de Tebet e Ciro

Nas Eleições 2022, Simone Tebet terminou em terceiro lugar, atrás apenas de Lula (PT) e Bolsonaro (PL), justamente os dois que disputarão o segundo turno para presidente. A emedebista ficou com 4.915.423 votos, 4,16% do total. Ciro Gomes, por sua vez, ficou em quarto ao acumular 3.599.287 votos, 3,04% do total.

Somando os percentuais dos dois candidatos, Tebet e Ciro ficaram com 7,2% dos votos do Brasil. Considerando que a diferença entre Lula e Bolsonaro foi de 5,23%, um apoio do terceiro e quarto colocados nas Eleições pode ser decisivo no segundo turno, para um lado ou para o outro.

Ao longo das campanhas e também nos debates, tanto Tebet quanto Ciro criticaram Lula e Bolsonaro de forma enfática. Ambos se postaram como “terceira via”, a fim de oferecer uma solução que não tivesse a ver com o petista e o atual presidente.

Assim que se definiu a disputa de um segundo turno para presidente, Simone Tebet logo se pronunciou, afirmando que já tinha um posicionamento e não ficaria em cima do muro. No entanto, aguardaria a decisão dos partidos antes de divulgar a sua escolha. Ciro Gomes, por sua vez, pediu tempo para pensar e também optou por esperar pelo posicionamento de seu partido.

Na disputa do primeiro turno pela presidência da República, Lula terminou com 48,43% dos votos válidos, contra 43,20% de Bolsonaro. A votação do segundo turno acontecerá em 30 de outubro.