Press "Enter" to skip to content

Novos títulos de eleitor não transferem votos por QR Code para Lula

Última atualização 17/08/2022 | 14:36

Não é verdade que os novos títulos de eleitor transferem votos para o candidato à presidência da República, Lula (PT), por meio de QR Code. O boato passou a circular nas redes sociais nos últimos dias, principalmente via WhatsApp. No entanto, esse rumor não possui nenhum tipo de fonte ou embasamento que o sustente.

A fake news de Lula

De acordo com a fake news, os títulos de eleitor de pessoas novas ou que transferiram de cidade vêm com um código “L13”, que seria uma referência a Lula. “Eles dão um papel só, uma folha de papel compridinho assim, que é para você registrar na hora. Aí lá tem um QR Code que tem escrito Lula 13”, diz um áudio a respeito do boato.

Nesse áudio em questão, uma mulher que não se identifica é quem está falando. Sem oferecer nenhum tipo de prova ou evidência concreta, a mulher cita que pessoas do Rio Grande do Sul, Amapá e Bahia também passaram pela mesma situação que ela supostamente vivenciou. Inclusive, a mulher destaca que, no caso dela, transferiu o título “de Caldas Novas para cá”.

Segundo a responsável por gravar o áudio, esse seria o motivo pelo qual o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estaria incentivando os mais jovens a tirar títulos de eleitor. Desta forma, mais votos poderiam ser transferidos para Lula. “Na hora que passar o QR Code na máquina lá que for ativado, já ativa o número 13. Pode um negócio desse? É o fim do mundo”, declara outra parte do áudio.

Por que é falsa?

Em primeiro lugar, o código sobre o qual o áudio se refere é o código de validação do título de eleitor, cuja geração é totalmente aleatória. Além disso, ainda que isso pode acontecer pela natureza do método aleatório, não são todos os novos títulos de eleitor que estamparão o código “L13” com suposta referência a Lula.

Esse código não tem relação com os dias das Eleições, servindo apenas como validação do título. Nas datas da votação, todo o processo é feito por meio da urna eletrônica, e o eleitor nem precisa obrigatoriamente do título para votar. Basta um documento oficial com foto. Por fim, o TSE sempre incentiva os mais jovens e os idosos a votarem. Não é uma exclusividade das Eleições deste ano.

Falso apontamento de problemas será crime

Se um eleitor alegar um problema falso no funcionamento das urnas eletrônicas durante as votações, essa ação configurará crime eleitoral e o indivíduo poderá ser preso em flagrante. Caso realmente haja algum tipo de problema nos aparelhos, haverá a substituição das urnas com possíveis defeitos.