Press "Enter" to skip to content

Número de deputadas em Goiás aumenta, mas ainda é apenas 17,2% do total

Última atualização 04/10/2022 | 09:29

Nas eleições de 2022, o goiano voltou os olhos para candidaturas femininas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Os números em ambos os cargos aumentaram, sobretudo para deputada federal. No entanto, considerando a quantidade de total de cadeiras, somando também as de deputada estadual, a representatividade feminina é de 17,2% no estado.

Presença feminina em Goiás

Nas Eleições de 2018, os votantes de Goiás elegeram quatro parlamentares mulheres. Delegada Adriana Accorsi (PT) e Lêda Borges (PSDB) venceram como deputadas estaduais, enquanto Flávia Morais (PDT) e Magda Mofatto (PL) ganharam como deputadas federais.

Neste ano, a quantidade subiu em Goiás. Vivian Naves (PP), Bia de Lima (PT), Zeli (PRTB) e Rosângela Rezende (Agir) conquistaram um cargo de deputada estadual. Para deputada federal, foram Silvye Alves (União Brasil), Flávia Morais (PDT), Delegada Adriana Accorsi (PT), Magda Mofatto (PL), Marussa Boldrin (MDB) e Lêda Borges (PSDB).

Entre as estreantes na política, destacam-se Silvye Alves e Vivian Naves. A nova deputada federal foi a campeã de votos em Goiás neste ano, com 254.653. Já a nova deputada estadual terminou em 11º lugar, com 38.574 votos, em sua primeira investida em cargos eletivos.

Apesar desse aumento na quantidade de mulheres deputadas em Goiás, ainda é pouco em comparação aos homens. Somando os 41 cargos de deputados estaduais e 17 de deputados federais, parlamentares goianos têm 58 vagas. Destas, 48 têm ocupações de homens, o equivalente a 82,7% do total.