Press "Enter" to skip to content

Os 10 animais mais raros do planeta

Por Murilo Mendes Felipe

 

A existência de animais raros é reflexo da diversidade da natureza. Diante disso, sempre é possível descobrir animais com características peculiares e únicas. A lista sempre pode ser desbravada nas inúmeras espécies como aves, mamíferos, répteis, anfíbios, insetos e etc.

A raridade desses bichos se torna também um ponto negativo, pois suas espécies acabam sendo ameaçadas. Conheça alguns que são riquezas preciosas na natureza.

 

10 – MUSARANHO-ELEFANTA

Exclusivos da África, existem apenas 16 espécies. O nome vem justamente pela trompa que possuem. Alguns possuem até 700g de peso.

 

9 – MACACO-SEM-NARIZ DE MIANMAR

Suas características são peculiares, caudas longas, barbas e orelhas com pontas brancas. Estima-se que tenham apenas 100 exemplares vivos. Estão ameaçados de extinção devido a construção de estradas em seus habitats.

 

8 – PEIXE-BRUXA (MYXINI)

Com um comportamento extremamente curioso, esse peixe cola-se as suas presas e entra nelas para começar a desovar desde o seu interior. Peixe de águas frias e não pertence a classe dos vertebrados.

 

7 – CEGONHA-BICO-DE-SAPATO

Ave que habita o continente africano e está numa grande zona de vulnerabilidade graças a crenças populares que as fazem ser caçadas. Elas tem o bico grande, grosso, largo e comprido.

 

6 – POLVO ROXO

O Polvo roxo é um molusco marinho que possui 8 braços e 3 corações que bombeiam o sangue para as brânquias e o resto do corpo. Descoberto em 2010 numa expedição para investigar as profundezas atlânticas da costa canadense.

 

5 – RÃ SEVOSA

Vivem principalmente em lagos e lagoas, possuem a pele lisa e patas traseiras bem desenvolvidas. Hoje, encontrada apenas no estado do Mississipi, Estados Unidos.

 

4 – TYRANNOBDELLA REX

É uma espécia amazônica de sanguessuga, também descoberta no ano de 2010. Pesquisadores dizem que elas podem entrar em membranas mucosas do corpo de pessoas e animais, se adaptando.

 

3 – TARTARUGA DE CASCO MOLE

De origem chinesa, existem pouquíssimos exemplares que vivem em cativeiros. Tem um focinho parecido com de porcos e é considerada uma das maiores tartarugas de água doce.

 

2 – TARTARUGA ANGONOKA

Essa tartaruga tem uma população de 400 indivíduos no noroeste de Madagascar. Está em extinção pelo destino de suas carnes e ovos para alimentação de luxo.

 

1 – HIROLA

São antílopes encontrados na Quênia e Somália. Seus exemplares hoje, giram em torno de 500 a 1000 exemplares.