Press "Enter" to skip to content

Os 10 animais mais venenosos do mundo

Por Lígia Saba 

Se você pensou que o animal mais venenoso do mundo seria uma cobra, sua resposta está errada! Existem cobras com venenos extremamente tóxicos, mas o animal mais venenoso do mundo na verdade se trata de um molusco marinho. O fundo do mar está cheio de animais com altos índices de toxicidade. Com base nisso, preparamos uma lista com os 10 animais mais venenosos do mundo. Para estabelecer os parâmetros de consideração foram analisadas as toxicidades do veneno de acordo com sua DL50 (Dose Letal Mediana). Esse número mostra a quantidade de veneno (em mg) que é mortal para 50% de uma população testada (geralmente, camundongos). Quanto menor o número de mg necessários, mais potente é o veneno.

10. Serpente – tigre 

Uma das espécies mais temidas pelos australianos é a Notechis scutatus, conhecida como serpente-tigre. Essa cobra vive em lugares com água, como pântanos e represas, e apesar de ser agressiva e possuir um veneno neurotóxico como toxicidade em DL50 de 0,118 mg/kg, ela só ataca caso se sinta ameaçada. Em caso de picada, uma pessoa adulta pode vir a óbito em apenas 30 minutos.

9. Taipan-costeira

Outra cobra australiana bastante venenosa e perigosa é a taipan-costeira. A cobra é uma das mais temidas da Australia porque vive próximo à povoações e também pelo seu comportamento bastante agressivo. Seu veneno neurotóxico, quando inoculado, provoca distúrbios de coagulação do sangue e afeta o sistema nervoso central. Em casos graves, uma mordida dessa serpente pode causar danos nos rins, destruição dos tecidos e hemorragia interna. A toxicidade do seu veneno em DL50 é de 0,099 mg/kg.

8. Cobra-marrom

A cobra mais perigosa da Austrália é responsável por mais da metade das ocorrências de picadas de cobra no país. É famosa por sua agilidade e agressividade. Uma serpente-marrom de tamanho médio pode injetar até 10 mg de veneno por picada, isso significa que uma única picada dessa cobra inocula veneno suficiente para matar até três pessoas de 70 kg.

7. Polvo-de-anéis-azuis

Conhecido como o cefalópode mais venenoso do mundo, o polvo-de-anéis-azuis carrega um veneno chamado tetrodotoxina, uma neurotoxina que interfere na transmissão neuromuscular, provocando paralisia dos músculos. A morte geralmente ocorre por parada respiratória. Encontrado no sul da Austrália seu veneno possui toxicidade em DL50 de 0,08 a 0,14 mg/kg.

6. Vespa-do-mar

Outro perigo dos mares é esta água-viva conhecida como vespa-do-mar, trata-se da água-viva mais letal do mundo. E o perigo está em seus tentáculos, que possuem células urticantes chamadas de cnidoblastos. Quando algo toca a parte exterior do cnidoblasto, é liberada a toxina. A intoxicação pela vespa-do-mar pode levar à morte em poucos minutos, alguns dos sintomas são dor extrema e falta de ar. Em casos graves, pode ocorrer parada cardíaca. A toxicidade do veneno em DL50 é de 0,04 mg/kg.

5. Peixe-pedra

O peixe-pedra possui 13 espinhas na barbatana dorsal capazes de injetar um veneno altamente tóxico. Trata-se do peixe mais venenoso do mundo. Se nome científico é Synanceia verrucosa e é encontrado na Nova Zelândia e na Austrália. Seu veneno possui toxicidade em DL50 de 0,038 mg/kg.

4. Taipan-do-interior

Vive em regiões remotas da Austrália, de modo que os contatos com pessoas são bastante raros. Por isso, apesar de possuir o veneno mais poderoso dentre todas as serpentes do mundo, ela não é a mais nociva aos seres humanos. É capaz de injetar em um ataque 17,3 mg de veneno, uma única mordida dessa serpente libera toxinas suficientes para matar quase 10 pessoas de 70 kg.

3. Baiacu

Há cerca de 120 espécies desse peixe, conhecido como baiacu, seu veneno: a tetrodotoxina, uma substância poderosíssima que, quando ingerida por um ser humano, pode matar em poucas horas. Em um único peixe, há veneno suficiente para matar 30 seres humanos adultos. É encontrado em mares tropicais e subtropicais do Pacífico, Índico e Atlântico e a toxicidade do seu veneno em DL50 é de 0,01 mg/kg.

2. Rã-venenosa-dourada

Encontrada em florestas tropicais da Colômbia, seu veneno (a batracotoxina) é tão tóxico que uma quantidade equivalente a dois grãos de sal de cozinha é suficiente para matar um ser humano. Suas toxinas são 20 vezes mais poderosas que as de qualquer outra rã, e em um único animal contém veneno suficiente para matar 10 homens. O veneno é tão forte que os índios nativos da região o usam nos dardos de suas zarabatanas. Esse veneno, armazenado sob a pele do animal, é “transpirado” quando a rã se sente ameaçada. Por isso, qualquer contato com sua pele pode ser mortal.

1. Caracol-do-cone

Em termos de veneno, o pequeno caracol-do-cone (composto por uma concha calcária e um corpo macio) é imbatível. O veneno é injetado por meio de um duto (uma espécie de tromba) que funciona como um arpão venenoso. O veneno age em um ou dois segundos, deixando a presa completamente paralisada. O envenenamento de seres humanos é raro. Abelhas e vespas, por exemplo, matam muito mais do que o Conus geographus. Mas, caso esse pequeno animal venha a picar alguém, a picada provoca dor forte, dormência e tontura. Mortes geralmente ocorrem por paralisia respiratória.