Press "Enter" to skip to content

Os 10 autódromos mais importantes do mundo

Por Lígia Saba 

Tradicionais, algumas pistas sempre são apontadas pelos fãs de Formula 1 como os autódromos mais importantes do mundo. Elas são responsáveis por receber as principais categorias do automobilismo, reunindo milhares de espectadores durante vários períodos do ano. Algumas, mesmo já não  servindo mais como sede para  provas da Fórmula 1,  continuam tendo importância para o mundo automobilístico. Confira abaixo uma lisa com 10 dos autódromos considerados os mais importantes do mundo.

10. Circuito da Catalunha

O Circuito de Barcelona-Catalunha ou simplesmente Circuito da Catalunha é um circuito na cidade catalã de Montmeló. É a sede anual do Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1, do Grande Prêmio da Catalunha de MotoGP. O circuito tem um comprimento total de 4.655 metros divididos em 66 voltas totalizando 307.104 metros.

9. Autódromo Enzo e Dino Ferrari 

O Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari é um circuito próximo à cidade italiana de Ímola, 40 km a leste de Bolonha e 80 km a leste da fábrica da Ferrari, em Maranello. Este Autódromo recebeu etapas Fórmula 1 continuadamente, entre as temporadas de 1980 até 2006.  É uma pista que não traz boas recordações aos brasileiros, por conta do acidente de Ayrton Senna. Teve o traçado alterado após o trágico GP de 1994, que também vitimou Roland Ratzenberger, e mesmo com todas as fatalidades, ainda é uma das pistas mais importantes do automobilismo.

8. Daytona International Speedway

Localizado em Daytona Beach nos Estados Unidos, o local recebe as 500 milhas da Nascar, uma das provas mais importantes da categoria, e também as 24h de Daytona dos carros protótipos do campeonato americano (IMSA).

7. Autódromo Hermanos Rodriguez

O Autódromo Hermanos Rodríguez é uma pista de automobilismo situada na Cidade do México. Tem 4.421 km e fez parte do calendário da Fórmula 1 sediando quinze edições do Grande Prêmio do México de 1963 a 1992, com interrupções de 1971 a 1985.

6. Hockenheimring Baden-Württemberg

O circuito de Hockenheim é um autódromo localizado perto de Hockenheim, no estado de Baden-Württemberg, na Alemanha. É conhecido pela sua grande história na Fórmula 1, sendo um dos circuitos mais antigos que está presente na categoria atualmente.

5. Indianapolis Motor Speedway

Com mais de um século de história, é o palco das tradicionais 500 Milhas da Fórmula Indy. Foi sede do GP dos Estados Unidos de F1 entre 2000 e 2007.

4. Laguna Seca  

WeatherTech Raceway Laguna Seca é um autódromo de corridas construído em 1957 em Monterey, Califórnia, Estados Unidos. O custo da construção foi de US$ 1.5 milhões. A pista atual tem 3.602 km e onze curvas, incluindo a famosa “Corkscrew”.

3. Circuito de la sarthe

O Circuito de la Sarthe, também conhecido como Circuito de Le Mans, é um circuito semi-permanente que abriga desde 1923 a corrida de resistência 24 Horas de Le Mans, nos arredores da cidade de Le Mans, França.

2. Circuito de Mônaco

O Circuito de Mônaco é um circuito de rua na cidade de Monte Carlo, no Principado de Mônaco, mais conhecido por sediar anualmente o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1.

1. Autódromo Internacional José Carlos Pace

Autódromo José Carlos Pace é um autódromo municipal localizado no distrito de Cidade Dutra, na cidade de São Paulo, Brasil. Pela proximidade com o bairro de Interlagos é popularmente chamado de Autódromo de Interlagos. Principal pista brasileira, o traçado paulistano existe desde os anos 1940. Recebeu o formato atual em 1990, quando voltou a receber a F1. Além dela, também recebe a Stock Car e diversas outras categorias do país.