Press "Enter" to skip to content

Os 10 cachorros mais famosos do cinema

Por Lígia Saba 

Todos adoram as postagens fofas de cachorros nas redes sociais, mas mesmo antes delas o melhor amigo do homem já fazia sucesso em outras mídias, como no cinema. E estes queridos animais de estimação seguem rendendo muito material para a sétima arte. Pensando nisso preparamos uma lista com 10 dos cachorros mais famosos do cinema que viveram personagens amados por todos.

10. Lassie

A cadelinha Collie é uma verdadeira veterana do cinema. Seu primeiro filme foi lançado em 1943 com o título Lassie Come Home – no Brasil se chamou A Força do Coração. O longa traz a estrela Elizabeth Taylor ainda criança no elenco, e foi indicado ao Oscar de melhor fotografia. O filme rendeu inúmeras sequências, algumas ainda na década de 1940, como A Coragem de Lassie (1946). Em 1954, a cachorrinha ganhava sua própria série de TV, que durou nada menos que 19 temporadas, até 1974. Na TV, Lassie voltou a estrelar seu próprio seriado em 1989 e depois em outra série em 1997.

9. Rin-Tin-Tin

O pastor alemão Rin-Tin-Tin pode ser considerado um astro da era de ouro de Hollywood. Sua primeira aparição foi ainda no cinema mudo, em 1922, no filme The Man from Hell’s River. No ano seguinte voltaria em Where the North Begins (Onde o Norte Começa). Dali seriam mais 22 filmes até 1930, se tornando um dos “atores” mais constantes do cinema da época. O cãozinho também estrelou sua própria série TV: As Aventuras de Rin-Tin-Tin, que durou 5 temporadas, de 1954 a 1959.

8. Totó

Totó, o cachorrinho de Dorothy, acompanha a menina em sua aventura por uma terra mágica e muito perigosa. O cãozinho da raça Cairn Terrier nunca ganhou um filme próprio nem uma série como seus colegas acima, mas esteve envolvido numa produção indicada para 6 Oscar, incluindo melhor filme, e vencedora de 2 prêmios.

7. A dama e o vagabundo 

Um dos grandes clássicos produzidos pela Disney, em 1955, foi lançada uma de suas animações mais adoradas de todos os tempos, que serviu para impulsionar seus filmes a uma nova era. A Dama e o Vagabundo apresentava uma história de amor proibida, com grande analogia a classes sociais, entre uma “dama”, a cadelinha da raça Cocker Spaniel, e um “vagabundo”, um cãozinho vira-lata.

6. 101 Dálmatas

Alguns anos depois, a Disney voltou a apostar em cãezinhos como tema de uma animação. Desta vez era a raça dálmata que ganharia os holofotes, quando um casal adota um macho e uma fêmea e eles dão a luz a nada menos que 101 filhotes. Mas isso não é tudo, já que a animação de 1961 introduziu também uma das mais inesquecíveis vilãs da casa de todos os tempos, a megalomaníaca Cruella De Vil, cujo maior sonho é fazer um casaco com a pele pintada dos cachorrinhos.

5. Scooby-Doo

O cão da raça Dogue Alemão, sucesso na Televisão desde 1969, já ganhou dois filmes em live-action lançados para o cinema – um em 2002 e uma continuação em 2004 -, um filme em live-action lançado direto em vídeo (Scooby-Doo! O Mistério Começa, 2009), e no ano passado ganhou sua primeira animação para as telonas com diversas participações de personagens do universo da Hanna-Barbera.

4. Beethoven

O cinema adora utilizar os cães da raça São Bernardo para estrelar seus filmes, isso porque esses animais grandes e peludos são extremamente dóceis. Aqui, o personagem atende pelo nome de Beethoven, que transforma a vida do pai de família vivido por Charles Grodin ainda mais complicada. Beethoven, o Magnífico (1992), rendeu uma continuação nos cinemas logo no ano seguinte, e mais três lançadas direto em vídeo nos anos 2000, 2001 e 2003.

3. Marley

Baseado no livro Best-seller de John Grogan, sobre suas próprias experiências com o cachorro Marley, um labrador amarelo o filme é emocionante e promete arrancar lágrimas. No filme Marley & Eu (2008), Owen Wilson vive Grogan, e Jennifer Aniston embarca na comédia dramática na pele da esposa do protagonista.

2. Marmaduke

Outro famoso cão da raça Dogue Alemão, Marmaduke nasceu das páginas das histórias em quadrinhos criadas por Brad Anderson e Phil Leeming em 1954. Demorou, mas o personagem falante ganharia um filme próprio em 2010. Uma curiosidade é que depois de viver o dono de Marley, o ator Owen Wilson passou para o outro lado, interpretando agora o próprio Marmaduke ao ceder sua voz para a dublagem.

1. Hachiko

Só de lembrar os olhos já enchem de água! O filme Sempre ao Seu Lado (2009), baseado numa história real pra lá de triste ocorrida no Japão, conta a história de um cachorro da raça Akita Inu que é resgatado por uma família e jura lealdade a Parker, personagem vivido por Richard Gere, um professor. Seu animal de estimação vai todo dia esperá-lo na estação de trem ao voltar do trabalho. O verdadeiro Hachiko ganhou uma estátua na estação real.