Press "Enter" to skip to content

Os 10 destinos mais misteriosos do mundo

Por Murilo Mendes Felipe

 

Separamos alguns lugares aqui no Brasil que são um misto de mistério e curiosidades. Bom, se você tiver a fim de viver um pouco de suspense e adrenalina emocional, te convido a ver esses lugares que carregam um ar de periculosidade e incógnitas.

 

1 – Ilha Sentinela do Norte

Essa pequena e paradisíaca ilha é habitada pelos Sentineleses, uma população nativa entre 40 e 500 indivíduos. Sem qualquer contato com o mundo dito “moderno”, os sentineleses já mataram dois pescadores que tentaram se aproximar. A aproximação à ilha é proibida pelo governo indiano, e pelo que demonstrou a população, a sentença de uma visita pode mesmo ser a morte.

 

2 – Portal de Plutão

Segundo a mitologia greco-romana, o Portal de Plutão, local na Turquia onde se adorava esse deus da morte, era uma espécie de passagem para a outra vida, ou mais precisamente para o inferno. Acontece que a descrição mítica nesse caso era de fato literal e verdadeira, e não somente um mito: quando foi descoberto, em 1965, cientistas perceberam que a alta concentração de dióxido de carbono faz com que o local, durante a noite, seja capaz de envenenar à morte animais de pequeno porte e crianças. Durante o dia, no entanto, o sol dissipa o gás e o local se torna seguro.

 

3 – Ilha de Poveglia

A ILHA DE POVEGLIA E A PANDEMIA - Cidadania4u

A ilha mais assombrada do mundo fica na Itália, e o mistério e pavor ao seu redor vem desde tempos realmente antigos. Durante o império romano, Poveglia foi utilizada como local para isolamento de infectados com a peste, assim como para carbonizar e enterrar os mortos pela doença. Na era medieval, quando a peste retornou, a ilha também voltou à sua função original, tornando-se casa e tumba para milhares de contaminados ou mortos. Foram tantos os incinerados e enterrados por lá que a lenda ao redor de Poveglia sugeria que metade do solo do local era composto de cinza humana.

 

4 – Ilha da Queimada Grande

Queimada Grande: a Ilha das Loiras Misteriosas - ((o))eco

A presença brasileira nessa lista medonha fica por conta da Ilha da Queimada Grande, única casa em todo o planeta da Jararaca-ilhoa, um tipo de cobra de veneno potente que só existe no local e que se adaptou e se multiplicou de tal forma por lá que estima-se que exista uma serpente por metro quadrado na ilha. Localizada a 35km do litoral de São Paulo, o acesso pela população geral é totalmente proibido, sendo permitido somente aos analistas ambientais do Instituto Chico Mendes.

 

5 – Zona de exclusão de Chernobyl

O 'boom' turístico na zona de exclusão em torno de Chernobyl – O Jornal Económico

Com nome oficial de Zona de Alienação da Usina Nuclear de Chernobyl, a zona ao redor do local onde aconteceu o maior desastre nuclear da história, em 1986, próximo de onde hoje fica a cidade fantasma de Pripyat, ao norte da Ucrânia. Com cerca de 2600 quilômetros quadrados ao redor de onde ficava a usina, os níveis de contaminação por radiação no local ainda são altos, e o acesso ao público é de modo geral proibido.

 

6 – Área 51

Mais de 400 mil pessoas querem invadir a Área 51 nos Estados Unidos - Canaltech

Uma instalação militar localizada no estado de Nevada, nos EUA. A utilização e função do local é desconhecida e sigilosa, e a suposição oficial sugere que sirva como ponto de desenvolvimento e teste de aeronaves e sistemas de armas e defesa experimentais.

 

7 – Zona de Exclusão de Fukushima

A zona de exclusão de Fukushima está sendo engolida pela natureza - Revista Galileu | Meio Ambiente

Quando, em 2011, o acidente na Usina Nuclear de Fukushima aconteceu, os moradores da região tiveram de abandonar tudo com urgência, largando literalmente tudo como estava, fundando assim uma região fantasma com cerca de 30 km ao redor da usina. Trata-se de uma perfeita cidade fantasma, e suas fotos mostram como as pessoas parecem literalmente ter saído correndo de um instante para o outro, deixando tudo como antes estava.

 

8 – Arquivos do Vaticano

Abertura dos arquivos do Vaticano ajudará esclarecer antiga controvérsia | Exame

Estão lá todos os documentos e o registro de cada ato promulgado pela Santa Sé, incluindo correspondências e registros de excomunhão. Estima-se que os arquivos do Vaticano tenham 84 km de prateleiras, e cerca de 35 mil volumes em seu catálogo. O acesso é permitido a eventuais acadêmicos, para exame de documentos específicos. A maior parte dos documentos, assim como qualquer publicação, é totalmente proibida.

 

9 – Cavernas de Lascaux

LASCAUX, A CAPELA SISTINA DA PRÉ-HISTÓRIA – História das Artes Visuais 1

Descoberto em 1940 por quatro adolescentes, o complexo de cavernas de Lascaux, no sudoeste da França, tem, em suas paredes, alguns dos mais antigos registros de arte rupestre da história. Com cerca de 17 mil anos, os desenhos nas paredes da caverna mostram bovídeos, cavalos, cervos, cabras, felinos e outros animais.

 

10 – Ilha de Surtsey

Surtsey - o laboratório da vida - Planeta

Depois de uma imensa erupção vulcânica que se sucedeu na costa sul da Islândia, começando a 130 metros abaixo da superfície do oceano, a ilha de Surtsey começou a ser formada. Cinco dias após o início da erupção, no dia 14 de novembro de 1963, a ilha enfim emergiu. A erupção, no entanto, durou até 5 de junto de 1967, fazendo com que a ilha atingisse a extensão de 2,7 quilômetros quadrados. Com a erosão marinha e o vento seu tamanho já diminuiu em mais da metade e, por se tratar de um dos locais mais jovens do mundo, a presença humana é proibida, a fim de que se possa estudar in loco o surgimento e desenvolvimento de um ecossistema.