Press "Enter" to skip to content

Os 10 filmes mais premiados do Oscar

No domingo, dia 25, será realizada, em Los Angeles, a cerimônia de entrega das premiações do Oscar 2021. Dentre os filmes com maior número de indicações estão títulos como: “Mank”, “Minari”, “Nomadland”, “Meu pai”, “Judas e o messias negro”, “Os 7 de Chicago” e “O som do silêncio”. E para entrar no clima da mais prestigiada premiação do cinema mundial, nós preparamos uma lista com os 10 filmes que mais conquistaram títulos durante os 93 anos de história da premiação. Pegue a pipoca e aperte o play!

10. Quem Quer Ser um Milionário?

O filme de 2008 dirigido por Danny Boyle e estrelado por Dev Patel, foi gravado em Mumbai, na Índia, e contou com a participação de atores locais e com verba reduzida. Na trama, o jovem Jamal Malik de 18 anos participa de uma versão indiana do programa de TV “Quem quer ser um milionário?”, e utiliza as experiências de sua vida de dificuldades para responder as perguntas. A produção conquistou oito categorias no Oscar: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Mixagem de Som, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Canção Original e Melhor Trilha Sonora Original.

9. Gandhi

Lançado em 1982, o filme bibliográfico dirigido por Richard Attenborough e estrelado por Ben Kingsley, conta a  trajetória do líder espiritual indiano, Gandhi, que enfrentou o domínio britânico sobre seu país utilizando a resistência não violenta. O filme também conquistou oito estatuetas e levou para casa os prêmios de: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção de Arte,  Melhor Fotografia, Melhor Figurino e Melhor Edição.

8. Minha Bela Dama

Também com oito títulos, “Minha Bela Dama”, foi lançado em 1964 e narra a história de um professor de fonética que conhece a florista, Eliza, e aposta com um amigo que consegue transformá-la em uma dama. A obra, dirigida por George Cukor e estrelada por Rex Harrison e Audrey Hepburn, conquistou as categorias de: Melhor Ator, Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Mixagem de Som e Melhor Música.

7. O Paciente Inglês 

Durante a Segunda Guerra Mundial, um combatente, depois de ter seu avião abatido, recebe os cuidados de uma enfermeira canadense. Dirigido por Anthony Minghella e estrelado por Ralph Fiennes e Kristin Scott Thomas, e estreado em 1996, o filme conquistou nove categorias no Oscar: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição, Melhor Atriz Coadjuvante (Juliette Binoche) e Melhor Musica.

6. O Último Imperador 

O filme, que também conquistou nove estatuetas, conta a história de Pu Yi, o último imperador da China, que assumiu a posição com apenas três anos de idade. Dirigido por Bernardo Bertolucci e estreado em 1987 a produção levou para casa todas as categorias a que foi indicado: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição e Melhor Música Original.

5. Gigi 

Dirigido por Vincente Minnelli e estrelado por Leslie Caron e Louis Jourdan, o filme gira em torno do milionário mais cobiçado de Paris, que se torna amigo da jovem Gigi, uma garota que está sendo treinada por sua tia para aprender a se portar entre a alta sociedade. A produção, estreada em 1958, venceu em todas as nove categorias as quais foi indicada, sendo elas: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Música Original, Melhor Mixagem de Som.

4. Amor, Sublime Amor 

Baseado em um bem-sucedido musical da Broadway, o filme, lançado em 1961, é considerado o “Romeu e Julieta” dos tempos modernos,  e conta uma história de amor proibido entre membros de duas gangues rivais, que disputam território na periferia de Nova York. Dirigido por Jerome Robbins e Robert Wise o longa-metragem foi indicado ao Oscar em onze categorias, das quais, venceu dez: Melhor Ator Coadjuvante (George Chakiris), Melhor Atriz Coadjuvante (Rita Moreno), Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Som, Melhor Edição, Melhor Música Original e Melhor Figurino.

3. Ben-Hur

O nosso Top 3 começa com a produção de William Wyler, lançada em 1959. O filme americano conta a história épica de um mercador judeu que é condenado a viver como escravo por um velho amigo. “Ben-Hur” foi indicado a doze categorias e conquistou onze estatuetas: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Trilha-sonora, Melhor Ator (Charlton Heston) e Melhor Ator Coadjuvante (Hugh Griffith).

2. O Senhor dos Anéis: O retorno do Rei

Também com onze categorias conquistadas , a produção de Peter Jackson, que chegou às telinhas em 2003, foi baseada nos livros da série homônima, escrita por J.R.R. Tolkien, e é o último da trilogia, que foi adaptada para o cinema. A produção alcançou a 13º maior bilheteria da história e recebeu a premiação do Oscar em todas as categorias a que foi indicado: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Mixagem de Som, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original.

1.Titanic 

Fechando nossa lista com chave de ouro, a produção de James Cameron estrelada por Kate Winslet  e Leonardo DiCaprio, foi estreada em 1997 e conta a história de dois jovens de diferentes classes sociais que se apaixonam durante uma trágica viagem de navio. A obra, inspirada no naufrágio real da embarcação RMS Titanic, em 1912, recebeu quatorze indicações ao Oscar, tendo vencido em onze delas: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Trilha-sonora, Melhor Edição, Melhor Efeitos Sonoros, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Música Original e Melhor Som.