Press "Enter" to skip to content

Os 10 maiores acidentes aéreos da história

Por Lígia Saba 

O avião é considerado o meio de transporte, usado para longas viagens, mais seguro do mundo. Mesmo assim, estar a tantos metros de altura, tão longe do chão sempre causa um friozinho na barriga, principalmente para aqueles que tem medo de altura. Por mais raros que sejam, quando acontecem, acidentes aéreos deixam um número grande de óbitos e feridos. Preparamos uma lista com as 10 maiores tragédias aéreas da história, vem conferir!

10. Voo 2120 da Nigeria Airways

No dia 11 de julho de 1991, um incêndio surgiu na aeronave que partia de Jidá, Arábia Saudita, para Sokoto, na Nigéria, devido a um pneu que superaqueceu na decolagem. O avião caiu logo em seguida, sem deixar sobreviventes, ao todo foram 261 mortos.

9. Voo 140 da China Airlines

O voo China Airlines 140 era um voo regular de passageiros entre o aeroporto internacional Chiang Kai-shek, em Taiwan, e o aeroporto de Nagoya, no Japão. No dia 26 de abril de 1994, o voo 140 caiu pouco antes de aterrissar. O piloto acidentalmente apertou o botão “TOGA” (take-off, go around), usado em decolagens para acelerar a velocidade da aeronave. O acidente, que deixou sete sobreviventes e 264 mortos, é um dos mais mortais da história da China Airlines e o segundo mais mortal em solo japonês.

8. Voo 587 da American Airlines

O Voo American Airlines 587 foi realizado por um Airbus A300 que partiu do Aeroporto Internacional John F. Kennedy em 12 de novembro de 2001 com destino a Santo Domingo. Logo após a decolagem o avião entrou em uma esteira de turbulência e o co-piloto, que estava no comando do aparelho, exagerou nos controles do leme que acabou quebrando. A aeronave caiu sobre Nova York, em Belle Harbor, no Queens, matando 260 ocupantes do avião e mais cinco pessoas em solo. 

7. Acidente de Chicago Voo 191

O Voo American Airlines 191 foi um voo comercial regular operado pela American Airlines que decolou do Aeroporto Internacional O’Hare em Chicago, em 25 de maio de 1979 com destino ao Aeroporto Internacional de Los Angeles na Califórnia. A aeronave decolou da pista e caiu pouco menos de um minuto depois em um campo adjacente ao aeroporto. Todos os 258 passageiros e treze tripulantes morreram, assim como duas pessoas em terra. É o mais mortal acidente aéreo único da história dos Estados Unidos.

6. Acidente da Guarda Revolucionária do Irã

No dia 19 de fevereiro de 2003, a Força Aérea Iraniana colidiu em uma montanha de Kerman, no país, quando levava a Guarda Revolucionária. O acidente não deixou sobreviventes e a causa dele ainda não é clara. Há também a possibilidade da aeronave ter colidido com o avião de um grupo extremista, mas os fatos não foram apurados. Ao todo foram 275 mortos.

5. Voo 163 da Saudia

Em 1980, no dia 19 de agosto, um avião da Saudia Arabian Airlines fazia um voo doméstico na Arábia Saudita. Assim que a aeronave decolou, pegou fogo e fez um pouso de emergência, o que causou o acidente. Não houve sobreviventes e há especulações de que a equipe do avião falhou no procedimento de evacuação da tripulação. Ao todo foram 301 mortos.

4. Voo 981 da Turkish Airlines

O voo Turkish Airlines 981, também conhecido como “desastre aéreo de Ermenonville” era uma linha aérea da empresa turca Turkish Airlines que ligava o Aeroporto Internacional Atatürk, na Turquia ao Aeroporto de Londres-Heathrow, na Inglaterra. Durante um voo ocorrido no dia 3 de março de 1974, a aeronave que realizava essa rota caiu numa floresta nos arredores de Paris, matando todos os seus 335 passageiros e 11 tripulantes. é considerado o acidente mais grave em solo francês, o quarto acidente aéreo com mais mortes, o acidente aéreo sem sobreviventes mais grave envolvendo uma só aeronave e o segundo mais grave acidente só com uma aeronave.

3. Acidente de Charkhi Dadri

No dia 12 de novembro de 1996, o Boeing 747-100B da Saudi Arabian Airlines, e o Ilyushin Il-76 da Kazakhstan Airlines se chocaram em Charkhi Dadri, na Índia.O acidente pode ter ocorrido devido a falhas de comunicação. Todos os 349 passageiros das duas aeronaves morreram.

2. Voo 123 da Japan Airlines

Em 1978, um Boeing 747SR foi identificado com um grave problema na fuselagem da aeronave, mas a equipe afirmou que havia reparado o dano. Entretanto, no dia 12 de agosto de 1985, o avião da Japan Air Lines estava indo de Tóquio a Osaka e, logo após decolar, uma parte dele explodiu, o que fez com que a aeronave perdesse a altitude e caísse. Dos 524 passageiros, apenas quatro sobreviveram, configurando o acidente como o mais mortal, envolvendo uma única aeronave, da história da aviação.

1. Acidente de Tenerife

No dia 27 de março de 1977, uma bomba explodiu no aeroporto de Gran Canaria, na Espanha. Houveram ameaças de uma segunda bomba e muitos voos foram redirecionados para o aeroporto de Los Rodeos, na Espanha. A confusão entre os controles das aeronaves fez com que dois Boeing 747, um da Pan American World Airways e outro da KLM Royal Dutch, se chocassem próximos ao solo. O acidente deixou apenas 61 sobreviventes e 583 mortos.