Press "Enter" to skip to content

Os 10 maiores campões olímpicos da história

Por Lígia Saba 

O Brasil todo está ligado nos Jogos Olímpicos de Tóquio e vibrando com cada medalha conquistada pelos nosso atletas. Mas você sabe quem foram os maiores medalhistas da história das olimpíadas? Se liga nessa lista que o Diário do Estado preparou com o nome dos 10 atletas que mais subiram ao pódio durante suas carreiras em toda a história do Jogos Olímpicos.

10. Natalie Coughlin

A nadadora norte-americana conquistou 12 medalhas entre os Jogos Olímpicos de Antenas 2004 e Londres 201, sendo três de ouro, quatro de prata e cinco de bronze.

9. Dara Torres 

Dara Grace Torres é uma nadadora norte-americana, que foi a primeira de seu país a competir em cinco edições dos Jogos Olímpicos: 1984, 1988, 1992, 2000 e 2008. Conquistou doze medalhas olímpicas, inclusive quatro de ouro, sendo cinco medalhas apenas em 2000, jogos nos quais era a mais velha do time com 33 anos.

8. Alexei Nemov

Alexei Yurievich Nemov, é um ex-ginasta russo, que competia em provas de ginástica artística. Alexei conquistou um total de doze medalhas olímpicas; sendo quatro de ouro, duas de prata e seis de bronze.

7. Paavo Nurmi

Paavo Nurmi foi um corredor finlandês e um dos maiores atletas de todos os tempos. Em 2012, foi imortalizado no Hall da Fama do Atletismo, criado no mesmo ano como parte das celebrações pelo centenário da IAAF. Paavo conquistou ao longo de sua carreira 12 medalhas sendo 9 de ouro e 3 de prata.

6. Boris Shakhlin

Foi um ginasta soviético, nascido na Rússia, que competiu em provas de ginástica artística pela União Soviética. Boris foi campeão olímpico do concurso geral nos Jogos Olímpicos de Roma, no Mundial de Moscou e no Europeu de Frankfurt. Nas Olimpíadas, o atleta conquistou 13 medalhas, entre 1956 e 1964 foram 7 ouros, 4 pratas e 2 bronzes.

5. Takashi Ono

Takashi Ono, foi um ginasta japonês, que competiu em provas de ginástica artística. Entre suas conquistam estão oito medalhas mundiais e treze olímpicas, sendo quatro delas de ouro.

4. Edoardo Mangiarotti

O atleta é o italiano que mais conquistou medalhas na história das olimpíadas. Nascido em Milão, o atleta de esgrima disputou cinco edições dos Jogos Olímpicos, entre 1936 e 1960. Ao todo, conquistou 13 medalhas sendo seis de ouro, cinco de prata e duas de bronze.

3. Nikolai Andrianov

O atleta também foi representante da ginastica soviética em Jogos Olímpicos. Em três olimpíadas, Adrianov subiu ao pódio 15 vezes, com sete medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze. Mais de 40 anos após sua última participação na competição, ele continua sendo o maior recordista masculino de medalhas na ginástica.

2. Larisa Latynina

Larisa Semyonovna Latynina é uma ex-ginasta soviética nascida na Ucrânia. Participou de três Jogos Olímpicos representando a antiga União Soviética, conquistando um total de dezoito medalhas – sendo nove de ouro – que a tornaram a maior medalhista olímpica de todos os tempos por décadas, e a maior da ginástica até os dias de hoje.

1. Michael Phelps

Michael Fred Phelps II é um nadador profissional norte americano aposentado, que conquistou trinta e sete recordes mundiais além do maior número de medalhas de ouro olímpicas em uma única edição, feito este realizado nos Jogos de Pequim, na China, em agosto de 2008. O nadador soma um total de 28 medalhas conquistas em cinco participações nas Olimpíadas, das quais 23 são de ouro.