Press "Enter" to skip to content

Os 10 maiores clássicos do rock

Por Lígia Saba 

Mesmo quem não é fã de rock deve reconhecer que o estilo possui grande importância na história da música e até da moda. Com músicas clássicas, bandas inesquecíveis e vocalistas incríveis, o rock não é apenas um gênero musical, mas também um estilo de vida. Na música o rock é um termo abrangente que define um gênero que se desenvolveu durante e após a década de 1950. Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que emergiram e se definiram nos Estados Unidos no final dos anos quarenta e início dos cinquenta e que, por sua vez, evoluíram do blues, da música country e do rhythm and blues. No final da década de 1960 e início dos anos setenta, o rock atingiu seus anos de maior sucesso mundial, desenvolvendo diferentes subgêneros como o folk rock, o blues-rock e o jazz-rock. A partir desse contexto de grande relevância do rock para a história da música preparamos uma playlist com 10 dois maiores clássicos mundiais do gênero.

10. Smoke On The Water – Deep Purple

Smoke On The Water, lançada em 1972, e famosa pelo seu riff de guitarra, foi inspirada em uma história verídica: Os integrantes do Deep Purple estavam em um estúdio de gravação móvel, que haviam alugado dos Rolling Stones, próximos a um espaço chamado Cassino de Montreux, na Suíça, onde iriam se apresentar no dia seguinte. De lá, eles viram acontecer incêndio durante um show do Frank Zappa e The Mother Of Invention, quando um fã disparou um sinalizador.

9. Hey Jude – The Beatles

Hey Jude foi composta por Paul McCartney durante o divórcio de Cynthia e John Lennon, e lançada pelo grupo em 1968. Paul tinha uma relação próxima com o filho do colega, Julian, e escreveu a letra da música pensando em algumas coisas que gostaria de transmitir a ele. A primeira versão da música era Hey Julian, que se tornou Hey Jules e mais tarde foi substituída por Hey Jude.

8. Born To Be Wild – Steppenwolf

Born To Be Wild é considerada a primeira canção heavy metal de todos os tempos! Ela compõe o álbum de mesmo nome, lançado em 1968, e, no ano seguinte, se tornou tema do filme Easy Rider (Sem Destino). Mais tarde, foi regravada por grandes nomes do rock, como The Rolling Stones, The Cult, Miss Piggy, Kim Wilde, Ozzy Osbourne, Sade, Riot, Slayer e Hinder.

7. Back In Black – AC/DC

Back In Black foi um marco importantíssimo na história da banda AC/DC. Após a morte do icônico vocalista Bon Scott, muita gente achou que o grupo estava acabado. Porém, 5 meses depois, eles encontraram alguém a altura para assumir os vocais, Brian Johnson. Em seguida, lançaram a canção, em 1980, que retrata o momento de luto que a banda estava vivendo.

6. Another Brick In The Wall – Pink Floyd

Another Brick In The Wall foi composta pelo baixista da banda, Roger Waters. Ela é dividida em três partes e compõe o icônico álbum The Wall. A letra traz uma forte crítica ao sistema educacional que reprime as crianças ao invés de motivá-las e foi lançada em 1979.

5. Enter Sandman – Metallica

A canção consagrou o Metallica como um dos maiores grupos de rock de todos os tempos. A letra trata de um personagem do folclore europeu, chamado Sandman, que coloca grãos de areia nos olhos das crianças para deixá-las com sono. As crianças boas terão lindos sonhos, enquanto as desobedientes, tenebrosos pesadelos.

4. Stairway To Heaven – Led Zeppelin

Esse é, sem dúvidas, o single mais icônico do Led Zeppelin. A canção possui marcas de diferentes gêneros musicais, que vão desde uma referência ao renascentismo, com o solo de violão acompanhado por 3 flautas, até o hard rock no final da canção. A longa letra de Stairway To Heaven narra a história de uma mulher gananciosa e extremamente otimista sobre o seu futuro, que é pouco promissor.

3. My Generation – The Who

A música foi lançada em 1965 e sua letra deixa clara a insatisfação de uma geração cansada do passado, porém sem uma perspectiva de melhora para o futuro.

2. It’s Only Rock ‘N’ Roll (But I Like It) – Rolling Stones

It’s Only Rock ‘N’ Roll foi lançada originalmente em 1974 e integra um CD com o mesmo nome, porém se tornou consagrada entre os amantes do rock mais de 20 anos depois, em 1999. Na ocasião, ela foi regravada por vários artistas como parte de uma campanha para arrecadar fundos para uma instituição chamada Children’s Promise, que trata de crianças com câncer.

1. We Will Rock You – Queen

We Will Rock You é um dos maiores singles do Queen lançada em 1977. A música possui uma batida memorável e uma letra contagiante. Ela foi reproduzida em diversos filmes e anúncios de TV da época, e até os dias de hoje é difícil encontrar alguém que nunca tenha imitado a batida ou cantado o refrão da canção!