Press "Enter" to skip to content

Os 10 maiores estádio brasileiros

Por Lígia Saba 

O futebol é o esporte mais difundido no Brasil e um dos mais famosos e admirados do mundo. Com torcedores fanáticos, grandes craques e partidas históricas foi necessária a construção de locais que chegassem aos pés das grandes partidas e que comportassem a enorme quantidade de espectadores. Nesses contexto, o Brasil conta  hoje com enormes estádio e arenas que mesmo depois de passarem por várias reformas ainda abrigam grandes quantidades de público. Confira agora a lista dos 10 maiores estádios do Brasil, em relação a capacidade de público.

10. Arena Fonte Nova

A Arena Fonte Nova é um estádio de futebol localizado em Salvador, no estado brasileiro da Bahia, reconstruído no mesmo local do antigo Estádio Octávio Mangabeira. A antiga arena foi fechada em 2007 após uma arquibancada desabar, o que causou a morte de sete pessoas. Após o incidente, o estádio teve sua estrutura demolida para dar lugar a uma arena moderna que atendesse aos padrões exigidos pela FIFA para ser uma das sedes da Copa de 2014. O local tem capacidade para 51.614 pessoas.

9. Parque do Sabiá

Localizado em Uberlândia, o estádio Municipal Parque do Sabiá é o segundo maior de Minas e nono do Brasil, com capacidade para 53.350 pessoas. O Parque do Sabiá foi inaugurado em 1982 em jogo que o Brasil venceu a Irlanda por 7 a 0. Outra curiosidade é que o estádio já se chamou João Havelange, mas os casos de corrupção envolvendo a FIFA fizeram com que a cidade retirasse a homenagem ao antigo presidente da entidade.

8. Estádio Beira-Rio

O Estádio José Pinheiro Borda, conhecido como Beira-Rio, é um estádio de futebol localizado às margens do lago Guaíba na cidade de Porto Alegre. Pertence ao Sport Club Internacional e sua capacidade é para  56 mil torcedores, sendo o 8º maior estádio do Brasil.

7. Arena do Grêmio

Uma das arenas mais modernas e bonitas do Brasil o estádio está localizado no bairro Farrapos, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Sua capacidade oficial é para aproximadamente 57 mil lugares, sendo o 7º maior estádio do Brasil.

6. Estádio do Arruda

Formado por um anel inferior e outro superior, o Estádio José do Rego Maciel, fica em Recife e pode abrigar 57 mil torcedores. O Mundão do Arruda, como também é conhecido, é a casa do Santa Cruz, uma das torcidas mais fanáticas de todo o nordeste.

5. Mineirão

O Mineirão é um dos estádios mais tradicionais do Brasil, local de várias decisões históricas e também do maior vexame do futebol brasileiro, a goleada de 7 a 1 que o Brasil sofreu da Alemanha, em 2014. Com capacidade para 61.846 pessoas, o Mineirão faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, uma série de obras situadas ao redor da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte.

4. Arena Castelão

O Estádio Governador Plácido Castelo, também conhecido como Arena Castelão, ou simplesmente Castelão, é um estádio de futebol brasileiro localizado em Fortaleza, Ceará, e inaugurado em 1973. É o maior do nordeste e quarto maior do Brasil, com capacidade para 63.903 pessoas.

3. Morumbi

Os são paulinos têm muito orgulho do Morumbi, palco de várias decisões do futebol brasileiro e sul-americano. Assim como o Maracanã, o Cícero Pompeu de Toledo também encolheu com o tempo, mas ainda assim é um gigante que pode abrigar até 66.795 torcedores.

2. Mané Garrincha

O Estádio Nacional de Brasília é o segundo maior em capacidade, 72.788 espectadores. Ele custou R$ 1,7 bilhão e foi o mais caro entre as arenas construídas para a Copa de 2014. Antes da pandemia, o Mané Garrincha costumava receber muitos jogos de equipes de fora, principalmente os times do Rio de Janeiro, que disputavam algumas partidas do Campeonato Brasileiro por lá.

1. Maracanã

O Maracanã já nasceu grande e desde então é o maior estádio do Brasil em capacidade. Construído para a Copa do Mundo de 1950, o Estádio Mário Filho já recebeu duas finais de Copa do Mundo, viu o milésimo gol de Pelé e outros milhares de de craques que jogavam para multidões que superavam 100 mil pessoas. Hoje, após uma série de reformas e mudanças, o novo Maracanã comporta 78.838 torcedores e continua sendo o maior palco do futebol brasileiro.