Press "Enter" to skip to content

Os 10 maiores festivais de música do mundo

Por Lígia Saba 

Não é de hoje que os festivais de música movimentam multidões, isso já acontece desde o final da década de 60 quando surgiram, com eventos icônicos como o Woodstock. Desde então os festivais de música ganharam cada vez maiores públicos e proporções. Confira abaixo uma lista com 10 dos maiores e mais famosos festivais de música do mundo.

10. Lollapalooza (Estados Unidos) 

Hoje em dia, o Lollapalooza desponta como um dos principais festivais de música em atividade no mundo. Original de Chicago nos Estados Unidos e criado pelo vocalista da banda Jane’s Addiction, Perry Farrell, o Lollapalooza impressiona principalmente pela sua abrangência global, contando com edições nos EUA, Brasil, Chile, Argentina e França.

9. New Orleans Jazz and Heritage Festival (Estados Unidos)

Uma cidade com a tradição musical como a de New Orleans, não poderia deixar de ter um belo festival de música. Desde 1970, New Orleans celebra o Jazz organizando esse grande festival, que surpreende pelo número de palco e atrações.

8. Montreux Jazz Festival (Suiça)

Este festival ocorre em uma belíssima paisagem, a beira do Lago Léman, na Suiça, mas o verdadeiro destaque do Montreux Jazz Festival é a sua tradição e renome. Trata-se do evento mais antigo e duradouro desta lista, sendo feito regularmente todo os anos desde 1967.

7. Fuji Rock Festival (Japão)

Quando falamos de lugares lindos e inusitados para fazer um festival de música, o Fuji Rock Festival ganha de qualquer um! O festival japonês tem como “plano de fundo” o monte Fuji e ocorre no meio de um resort de ski. Fora a paisagem maravilhosa, o festival conta com apresentações de grandes nomes do Rock e do Pop mundial,

6. Burning Man (Estados Unidos)

Em 1986, dois amigos queimaram uma estátua de um homem de madeira com 2 metros e meio de altura em uma praia na Califórnia. Mal sabiam eles que isso daria início a um festival que está em atividade até hoje e é considerado um dos mais diferentes do mundo. O Burning Man ocorre todo ano, no meio do Black Rock Desert, um deserto no estado de Nevada e não é apenas um festival de música, ele é uma tentativa de criar por alguns dias uma sociedade colaborativa e criativa. O evento costuma atrair mais de 50 mil pessoas, e não mais que isso por que as vagas são limitadas.

5. Rock In Rio (Brasil)

Em 1985, entre os dias 11 e 20 de janeiro, aconteceu a primeira edição do  Rock in Rio, com um público total de 1 milhão e 380 mil pessoas. Apesar de ser brasileiro, a maior quantidade de edições do festival foram fora do país. Ao todo o Rock In Rio teve 19 edições, sendo 8 no Brasil, 8 em Portugal, 3 na Espanha e 1 nos Estados Unidos.

4. Tomorrowland (Bélgica)

O festival de música eletrônica nasceu na pequena cidade de Boom (menos de 20 mil habitantes) na Bélgica, em 2005. Desde então o evento foi tomando proporções maiores a cada ano e em 2015 chegou até a ter uma edição feita aqui no Brasil, na cidade de Itu, onde tocaram 187 DJs e compareceram 180 mil pessoas.

3. Coachella Fest (Estados Unidos)

Em terras norte-americanas, vamos ao deserto da Califórnia, onde ocorre um dos festivais mais famosos da atualidade, o Coachella Fest, que reúne mais de 200 mil pessoas anualmente. Um dos principais festivais de rock alternativo, indie e pop, o Coachella ocorre desde 1999.

2. Summerfest (Estados Unidos)

Summerfest, que ocorre Milwaukee nos Estados Unidos, tem nada mais nada menos do que 11 dias de duração, com 11 palcos e com mais de 800 shows; O evento atrai entre 800.000 à 900.000 mil pessoas por ano.

1. Glastonbury (Inglaterra)

Um dos festivais mais antigos ainda em atividade hoje em dia, o Glastonbury, acontece anualmente na Inglaterra, desde 1970 e é conhecido como o maior festival a céu aberto do mundo. O mais curioso é que o evento acontece em Pilton, uma vila na Inglaterra que tem menos de 1000 habitantes. Além da programação repleta de shows com grandes e renomados artistas no seu famoso palco Pyramid Stage, o festival também conta com apresentações de dança, teatro, circo e humor.