Press "Enter" to skip to content

Os 10 maiores ganhadores de medalhas olímpicas

Por: Estefhanny Garcia

 

A maior parte das histórias olímpicas são contadas pelos vencedores das modalidades, e muitos desses vencedores são considerados os maiores ganhadores de medalhas olímpicas. Por isso na lista a seguir você vai descobrir quem são esse atletas que conquistaram varias medalhas durante sua participação nos jogos olímpicos.

 

10 – Nikolai Andrianov

O russo Nikolai Andrianov ganhou em apenas três olimpíadas 15 medalhas,  o ginasta se tornou uma das maiores lendas da história do esporte ao ganhar sete ouros, cinco pratas e três bronzes.

 

9 – Matt Biondi 

O nadador Matt Biondi conquistou 11 medalhas em jogos olímpicos e foi um dos principais nomes da modalidade nas décadas de 1980 e 1990. No total Biondi ganhou oito medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze.

 

8 – Jenny Thompson 

Aos 14 anos a promissora atleta ganhou seu primeiro ouro em um pan-americano e previa um bom desempenho nas olimpíadas seguintes. Em quatro participações entre 1992 e 2004, ela ganhou oito ouros, três pratas e um bronze.

 

7 – Sawao Kato 

O ex-ginasta foi tricampeão olímpico por equipes, além de conquistar o bicampeonato no individual geral. O japonês trouxe técnicas inovadoras a modalidade e subiu no pódio em três jogos diferentes. No total foram doze medalhas, com oito ouros, três pratas e um bronze.

 

6 – Birgit Fischer 

A alemã Brigit Fischer é a única mulher a ganhar medalhas de ouro em seis olimpíadas diferentes: Moscou-1980, Seul-1988, Barcelona-1992, Atlanta-1996, Sidney-2000 e Atenas-2004. No total a ex-canoista conquistou oito medalhas de ouros e quatro pratas.

 

5 – Carl Lewis 

O americano Carl Lewis ganhou no total nove medalhas de ouro e uma de prata, o velocista liderou o ranking mundial nos 100m e 200m, mas em 1988 teve suspeita de doping, antes dos jogos em Seul.

 

4 – Mark Spitz 

Apesar dos quatro pódios em 1968 na Cidade do México, o nadador americano Mark Spitz alcançou o auge de sua carreira quatro anos depois em Munique, na Alemanha, foram conquistadas sete ouros.

 

3 – Paavo Nurmi 

Pavoo é uma das grandes lendas das corridas de longa distância da história dos jogos olímpicos, o finlandês conquistou no atletismo 12 medalhas, sendo nove de ouro e três de prata.

 

2 – Larissa Latynina 

A ex-ginasta é a mulher com mais medalhas na história das olimpíadas, das 18 medalhas conquistadas nove são de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. Apesar de ter sido ultrapassadas por Phelps no ranking geral em 2012, a russa ainda é considerada a atleta com mais vitorias individuais.

 

1 – Michael Phelps 

Michael Phelps marcou seu nome na história dos jogos como o maior medalhista da era moderna. O nadador americano subiu no pódio 22 vezes. O que poucas pessoas sabem é que Phelps também participou das olimpíadas de Sidney em 2000, quando tinha apenas 15 anos. Phelps ficou em quinto lugar nos 200m borboleta.