Press "Enter" to skip to content

Os 10 maiores roubos de dados de todos os tempos

Última atualização 11/08/2020 | 17:24

Muitos acreditam que a segurança de sistemas computacionais são infalíveis. Entretanto, as coisas não são bem assim, a rede é um dos lugares mais perigosos para expor a vida privada, não sabemos quem pode chegar a ter acesso a nossas informações. Um exemplo disso aconteceu com a atriz Carolina Dieckmann que teve suas fotos íntimas vazadas na internet no ano de  2012.

Para demonstrar que a internet não é um lugar seguro, separamos 10 maiores roubos de dados de empresas que até então eram modelo em segurança na web. Confira:

10° Ubisoft

Fundada em 1986, a Ubisoft é uma companhia francesa do ramo de desenvolvimento e distribuição de games. Em 2013, a empresa foi invadida e 68 milhões de contas de usuário tiveram informações importantes vazadas. Entretanto, a situação só não foi pior devido a Ubisoft não armazenar dados bancários dos seus clientes.

9° Target. Corp.

Fundada por George Draper Dayton, a empresa atua na categoria de varejo online e é uma das mais bem sucedidas no ramo. Porém, Target sofreu, em 2014, o pior ataque de hackers da história da empresa, estima-se que 70 milhões de informações de contas dos usuários foram comprometidas, entre elas estão 40 de dados bancários.

8° Sony Corp.’s Playstation Network

Considerada uma das melhores e pioneiras no desenvolvimento de jogos, a empresa teve um grande fracasso em segurança em 2011. Estima-se que 77 milhões de clientes foram atingidos. O estrago foi tão grande que a companhia teve que desembolsar 170 milhões para cobrir os prejuízos.

7° Governo dos Estados Unidos

Se você achou as anteriores algo impressionante, imagina a invasão da rede do governo dos Estados Unidos? Isso aconteceu em 2005, quando a agência que administrava o sistema reparou o erro e percebeu que mais 76 milhões de informações dos militares haviam sido comprometidos. Esse episódio foi marcado como um dos piores roubos de dados do país.

6° AOL Inc.

Para quem não a conhece, a AOL é um portal provedor de serviços da web, sendo considerada pioneira nos Estados Unidos. Imagina o quanto de informações essa companhia detém hoje?! A empresa sofreu, em 2003, uma perda de 92 milhões de endereços de e-mails pelo próprio ex-engenheiro da companhia.

5° TJX Companies Inc.

Se ter informações vazadas já é ruim, imagina perceber e reparar o dano apenas um ano depois? Isso aconteceu com a TJX, que teve mais de 94 milhões de contas de cartão de créditos roubadas em 2005. Entretanto, a empresa só se deu conta do fracasso na segurança em 2016. Além disso, o hacker Alberte Gonzalez, responsável pelo crime, foi preso apenas em 2010.

4° Heartland Payment Systems Inc

Considerada, em 2014, como uma das companhias de processamento de pagamentos com maior volume de transações do mundo, a empresa entrou em nosso ranking com um dos maiores roubos de dados da história. Em 2009 a companhia virou alvo de um grupo de hackers que levou cerca de 130 milhões de registros de cartões de créditos.

3° Ebay Inac

Em 2013 a empresa revelou para o mundo, na intenção de manter a clareza e transparecia, o roubo de informações de mais de 145 milhões de usuário da plataforma. Os hackers precisaram de apenas alguns meses para gerar uma grande dor de cabeça na companhia, agiram entre o mês de fevereiro e maio de 2013.

2° Adobe Systems Inc

Em segundo lugar da nossa lista está a famosa multinacional americana de desenvolvimento de programas de computador, Adobe Inc. Em 2013 a empresa foi hackeada e cerca de 152 milhões de registros dos clientes foram roubados, incluindo dados bancários.

1° Heartland, Nasdaq, Dow Jones, Carrefour e mais

Considerado o maior ataque cibernético, as informações foram roubadas por um grupo de hacker russo. Com plano de pirataria, estima-se que mais de 160 milhões de dados foram comprometidos, gerando um prejuízo de mais 300 milhões de dólares. Entre as corporações afetadas encontramos a Bolsa de Valores Nasdaq, Carrefour, Global Payment e JCP.