Press "Enter" to skip to content

Os 10 melhores aeroportos do mundo

Todos os anos a empresa de consultoria britânica Skytrax, se dedica à organização e classificação do transporte aéreo internacional por meio do prêmio World Airport Awards. Em 2021 não foi diferente, a Skytrax distinguiu os melhores 100 aeroportos para este ano, com base em votações realizadas pelos próprios viajantes através do questionário “World Airport Survey”. Confira na lista abaixo quais foram os 10 aeroportos que receberam as melhores classificações.

10. Aeroporto Internacional de Hong Kong – China

O Aeroporto Internacional de Hong Kong é o principal aeroporto que serve a Região Administrativa Especial de Hong Kong na República Popular da China. Inaugurado em junho de 1998, se localiza junto ao grande rio artificial de Líbia, e trata-se de um dos projetos de engenharia mais caros da história.

9. Aeroporto Internacional de Kansai – Japão

O Aeroporto Internacional de Osaka é o principal aeroporto doméstico na região de Kansai, no Japão incluindo as cidades de Osaka, Kyoto, e Kobe. Apesar da designação “aeroporto internacional’’, o local só realiza voos domésticos. O Aeroporto Internacional de Kansai substituiu o aeroporto de Osaka em 1994 e compete com o de Itami no tráfego doméstico.

8. Aeroporto de Londres Heathrow – Inglaterra 

O Aeroporto de Londres Heathrow é um aeroporto internacional localizado no oeste de Londres, Inglaterra. Heathrow é o aeroporto mais movimentado do Reino Unido, o aeroporto mais movimentado da Europa em número de passageiros, e o terceiro aeroporto mais movimentado do mundo pelo tráfego total de passageiros.

7. Aeroporto de Zurique – Suíça 

É o maior aeroporto da Suíça e um dos 10 maiores da Europa com uma área total de 800 hectares, uma capacidade máxima de chegadas de 36 aeronaves por hora e de partidas de 32 aeronaves por hora. Localizado a 10 minutos de carro do centro da cidade, o aeroporto é um dos mais modernos da Europa. Com sua arquitetura suntuosa e funcional, recebe todos os dias milhares de passageiros aos quais oferece as melhores lojas e serviços, como restaurantes, lounges, berçários, enfermaria, espaços de recreio, salas VIP e mais de 120 companhias aéreas de todo o mundo.

6. Aeroporto de Munique – Alemanha

O Aeroporto de Munique  é um aeroporto alemão localizado a 28 km a nordeste de Munique e é uma base da Lufthansa e dos seus parceiros da Star Alliance. O aeroporto ocupa parte de quatro municípios: Freising, Oberding, Hallbergmoos e Marzling, e considerado o segundo aeroporto mais movimentado na Alemanha e sétimo na Europa.

5. Aeroporto Internacional de Narita – Tóquio, Japão

Narita é o principal aeroporto internacional no Japão, onde circula cerca de 50% do tráfego de passageiros internacionais e 60% do tráfego internacional de carga. Sua pista principal de 4.000 metros de comprimento compartilha o recorde da maior pista do Japão, na frente do Aeroporto Internacional de Kansai.

4. Aeroporto Internacional de Incheon – Coreia do Sul

O Aeroporto Internacional de Incheon é o maior aeroporto da Coreia do Sul e um dos maiores e mais movimentados do mundo. Desde 2005, tem sido consecutivamente classificado como um dos melhores aeroportos do mundo pelo Conselho Internacional dos Aeroportos. Entre muitas características únicas, o Aeroporto Internacional de Incheon conta com campo de golfe, spa, dormitórios privativos, cassino e jardins internos.

3. Aeroporto Changi de Singapura

O Aeroporto Changi de Singapura é o principal aeroporto de Singapura e um dos mais importantes aeroportos do sudeste da Ásia. Anualmente tem fluxo de cerca de 343,765  voos de 106 companhias aéreas, que voam para mais de 300 cidades em 70 países. O Aeroporto de Singapura é importante no desenvolvimento econômico do país e emprega aproximadamente 32.000 pessoas.

2. Aeroporto Haneda – Tóquio, Japão

O Aeroporto Internacional de Tóquio, conhecido comumente como Aeroporto Haneda é um dos dois aeroportos internacionais que atendem a área da Grande Tóquio. É a base principal das duas principais companhias aéreas domésticas do Japão: Japan Airlines (Terminal 1) e All Nippon Airways (Terminal 2), bem como Air Do, Skymark Airlines, Solaseed Air e StarFlyer. Ele está localizado em Ōta, Tóquio, a 15 quilômetros (9,3 milhas) ao sul da Estação de Tóquio.

1. Aeroporto Internacional de Hamad – Catar

O Aeroporto Internacional de Hamad é o principal aeroporto internacional de Doha, capital do Catar. Segundo a CNN Travel, a ascensão do Aeroporto Internacional de Hamad deve-se ao “trabalho árduo” da sua principal companhia aérea, a Qatar Airways, e ao investimento realizado pelo governo tanto na companhia aérea nacional, como no próprio aeroporto. Quem voa na Qatar Airways, com escala no Aeroporto Internacional de Hamad, tem direito a passeios pela cidade, acomodação e alimentação gratuitos (dependendo da duração da escala). Tem, ainda, um tratamento VIP entre os voos, onde são acompanhados pelos funcionários da companhia ao desembarcar e embarcar, para que não surja qualquer problema.