Press "Enter" to skip to content

Os 10 melhores jogadores de xadrez do mundo

Por Lígia Saba 

O xadrez é um esporte, também considerado uma arte e uma ciência. Pode ser classificado como um jogo de tabuleiro de natureza recreativa ou competitiva para dois jogadores. Ao longo dos anos as competições oficias de xadrez elegeram diversos mestres como os melhores enxadristas do mundo. Nesse contexto, preparamos uma lista com 10 dos melhores jogadores de xadrez de todos os tempos.

10. Viswanathan Anand 

Vishy, como é conhecido, é um dos grandes talentos “puros” do xadrez . Em sua juventude vencia partidas de fortíssimos grandes mestres gastando não mais do que 10 minutos para a partida toda.

9. Mikhail Tal

Mikhail Nekhemievich Tal, foi um dos maiores enxadristas de todos os tempos, considerado por muitos como o maior atacante do xadrez, de origem letão soviético e oitavo Campeão Mundial de Xadrez. Era conhecido pelo seu estilo agressivo de jogo, sendo chamado de “O Mago de Riga”.

8. Emanuel Lasker

Emanuel Lasker foi um jogador de xadrez e matemático alemão. Em 1894, Lasker derrotou Wilhelm Steinitz com um resultado de 10 vitórias, 4 empates e 5 derrotas, o que lhe permitiu tornar-se o segundo campeão mundial de xadrez. Foi ainda o jogador que manteve este título durante mais tempo: 27 anos.

7. Mikhail Botvinnik

Mikhail Moiseyevich Botvinnik foi um enxadrista soviético e campeão mundial de xadrez, é considerado o grande patriarca da Escola Soviética de Xadrez.

6. Alexander Alekhine

Alexander Alexandrovich Alekhine foi um jogador de xadrez franco-russo de grande nível, conhecido pelo seu estilo marcadamente atacante e campeão mundial de xadrez durante 17 anos.

5. José Raul Capablanca

Jose Raúl Capablanca y Graupera foi um enxadrista cubano detentor do título de campeão do mundo da modalidade entre 1921 e 1927. Considerado o melhor jogador de todos os tempos por muitos adeptos do xadrez, Capablanca possuía um excepcional conhecimento em finais de jogo e rápido raciocínio.

4. Anatoly Karpov

Anatoly Evienvich Karpov é um grande mestre de xadrez russo. Foi campeão mundial de xadrez de 1975 a 1985 e de 1993 a 1999, totalizando 16 anos com o título mundial e tornando-se o campeão mundial que realizou mais partidas em disputa direta pelo título ou em sua defesa.

3. Magnus Carlsen

Sven Magnus Øen Carlsen é um grande mestre de xadrez norueguês, campeão mundial de xadrez clássico desde 2013, foi campeão mundial de xadrez rápido em 2014, 2015 e 2019 e campeão mundial de xadrez blitz nos anos de 2009, 2014, 2017,2018 e 2019. Dono de um talento impressionante (alguns o chamaram de “O Mozart do Xadrez”), é um dos mais jovens grandes mestres da história.

2. Garry Kasparov

Garry Kasparov é um Grande Mestre e ex-campeão mundial de xadrez, escritor e ativista político nascido na República Socialista Soviética do Azerbaijão, União Soviética. É considerado por muitos o maior enxadrista de todos os tempos.

1. Bobby Fischer

Robert James “Bobby” Fischer foi um grande mestre de xadrez americano e décimo quarto campeão mundial de xadrez. Um talento precoce e um caráter de campeão fizeram com que Fischer se tornasse grande mestre aos 15 anos (algo impensável naquela época). Ele era um fanático pelo jogo, capaz de jogar e analisar posições de xadrez em todos os momentos.