Press "Enter" to skip to content

Os 10 menores animais do mundo

Por Lígia Saba 

O Reino Animal possui milhares de animais diferentes, sendo que cada espécie possui características peculiares que as tornam especiais e únicas. O tamanho é uma das particularidades que diferenciam os animais, pensando nisso o Diária do Estado preparou uma lista com algumas das menores espécies de animais existentes ao redor do mundo.

10. Cabra pigmeia

Encontrada na África Ocidental, a cabra pigmeia mede, em média, apenas 58 centímetros quando chega à idade adulta.

9. Vaca Vechur

A vaca Vechur alcança pouco mais de um metro de comprimento, e chega a no máximo 87 centímetros de altura. Mesmo pequena, esse tipo de vaca é muito resistente e pode produzir até três litros de leite por dia.

8. Preguiça Dwarf

Encontrada no Panamá, a preguiça Dwarf, também conhecida como preguiça-pigmeu, cabe na palma da mão de uma pessoa adulta e encanta por seu tamanho e fofura. Esse animal é tão pequeno que chega a ser 40% menor do que outras espécies semelhantes que habitam o mesmo continente.

7. Tartaruga de Padloper

Trata-se da menor espécie de tartaruga do mundo, comumente conhecida como tartaruga salpicada e também conhecida localmente como remador salpicado e internacionalmente como tartaruga salpicada do cabo. Um membro do gênero Chersobius, endêmico na África do Sul.  Além de ser pequena, a tartaruga de Padloper pesa somente 140 gramas em sua fase adulta.

6. Tatu-fada-rosa

Também chamado de pichiciego-menor, esse animal é o menor tatu do mundo e, em sua fase adulta, chega a medir pouco mais de dez centímetros. Além de pequeno, esse animal é peludo e rosado, e passa grande parte de sua vida trabalhando em longas escavações debaixo da terra. Encontrado na Argentina, ele come somente plantas e pequenos animais invertebrados.

5. Cavalo-marinho pigmeu

Os cavalos-marinhos pigmeus compreendem várias espécies de pequenos cavalos-marinhos da família dos singnídeos. Encontrado do lado oeste do Oceano Pacífico central, o cavalo-marinho pigmeu também é considerado um dos menores animais do mundo e mede pouco mais de dois centímetros. Esse animal chama a atenção por sua coloração forte, que varia entre vermelho, amarelo e laranja.

4. Sapo-pulga

Outro dos menores animais do mundo é o sapo-pulga, um anfíbio que pode ser encontrado em terras brasileiras. Medindo somente dez milímetros, esse animal foi descoberto em áreas protegidas da Mata Atlântica e se alimenta de formigas e pequenas aranhas.

3. Beija-flor abelha

É uma espécie da família das aves colibris endêmica de Cuba e da Isla de la Juventud. É a menor ave do mundo medindo cerca de 5,7 centímetros e pesa aproximadamente 1,6 gramas.

2. Morcego do Bumblebee

Também chamado de morcego-nariz-de-porco-de-kitti, esse animal é um dos menores mamíferos do mundo e chega a medir apenas três centímetros e pesar duas gramas quando adulto. Encontrado na Tailândia, esse animal prefere viver em lugares escuros e úmidos.

1. Camaleão Brookesia micra

Brookesia micra é uma espécie de camaleão nativo da ilha de Madagáscar. É a menor espécie de camaleão do mundo e está entre os menores répteis, o suficiente para andar em uma cabeça de fósforo. Os adultos desta espécie podem chegar a medir de 29 mm de comprimento até pouco mais de 2 cm.