Press "Enter" to skip to content

Os 10 piores desastres ambientais do Brasil

Por Lígia Saba

O Brasil ao longo de sua história, infelizmente, soma diversos exemplos de desastres que causaram tragédias ambientais, e que afetaram diretamente o meio ambiente e as populações de muitos estados. Confira abaixo uma lista com os 10 principais desastres ambientais que ocorreram no país.

10. Vazamento de óleo na Bacia de Campos

Um dos vazamentos de óleo na Bacia de Campos, no interior do Rio de Janeiro, aconteceu em 2011 devido a uma perfuração mal sucedida do poço no campo de Frade realizada pela empresa de petróleo americana Chevron. Resultados das pesquisas apontam que o desastres foi resultado de um erro cometido pela petroleira, pois o local não poderia ter sido perfurado por conta da pressão existente. O desastre ambiental teve consequências graves para a fauna do ambiente, no entanto, como aconteceu longe da costa, não afetou diretamente populações das cidades próximas.

9. Rompimento de barragem Bom Jardim

O acidente, causado pela empresa Rio Pomba Mineração (Grupo Bauminas), aconteceu em janeiro de 2007 na barragem Bom Jardim, no interior de Minas Gerais, e atingiu milhares de pessoas, causando grandes danos ao meio ambiente como a morte de milhares de peixes. Os residentes da região tiveram suas casas inundadas por uma lama tóxica, com resíduos de bauxita, e muitos locais de agricultura também foram atingidos. Além disso, o acidente afetou o abastecimento de água de algumas cidades vizinhas como Laje do Muriaé, no estado do Rio de Janeiro. Ao todo foram 200 mil litros de lama de argila.

8. Rompimento da barragem em Cataguases

Considerado um dos maiores desastres ambientais do Brasil, o rompimento da barragem na Fazenda Bom Destino, no município mineiro de Cataguases, aconteceu em 2003. O líquido de cor escura que vazou para as águas da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul era a sobra industrial da produção de celulose da empresa Cataguases de Papel. No total, foram 900 mil metros cúbicos de rejeitos industriais de cor escura, conhecido como “licor negro”. O resultado foi mais de 600 mil pessoas sem água durante semanas, o que afetou diretamente a vida de pescadores, agricultores e famílias inteiras que residiam no local. O acidente atingiu 3 estados do Brasil (Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro), e além dos danos causados aos seres humanos, o ecossistema foi devastado afetando a fauna e a flora do local.

7. Naufrágio da plataforma P-36

O naufrágio da plataforma da Petrobras P-36 foi considerado um dos maiores desastres na história da petrolífera brasileira. Ele aconteceu no ano de 2001 na Bacia de Campos, no interior do Rio de Janeiro. Nesse dia, a plataforma de produção de petróleo, que era a maior até o momento, contava com 175 pessoas a bordo. O acidente começou com a explosão de algumas colunas na madrugada do dia 15 de março. No total, foram 3 explosões que causaram a morte de 11 pessoas. Gradualmente, a plataforma foi imergindo nas águas e finalmente naufragou por completo dia 18 de março.  Dentre os principais problemas associados a essa tragédia estavam: erros na manutenção e falhas nos procedimentos operacionais.

6. Vazamento de óleo nos Rios Barigui e Iguaçu

O maior acidente ambiental no estado do Paraná aconteceu na região metropolitana de Curitiba no ano 2000. Um dos dutos da Petrobras foi rompido durante a transferência de petróleo do terminal marítimo de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, para a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, no Paraná. O resultado foi o vazamento de 4 milhões de litros de petróleo na bacia do Arroio Saldanha e os rios Barigui e Iguaçu. As consequências deste acidente foram devastadoras para o ecossistema local, atingindo a fauna e flora, além das populações que viviam próximas da região.

5. Vazamento de óleo na Baía de Guanabara

O vazamento do óleo que aconteceu na Baía de Guanabara no ano 2000 e atingiu cerca de 25 praias, e ocorreu devido ao rompimento de um duto da Petrobras. No total, o vazamento foi de 1,3 milhão de litros de óleo combustível. O tubo que ligava a Refinaria Duque de Caxias (Reduc) ao terminal Ilha d’Água, na Ilha do Governador, foi rompido, atingido toda a área do manguezal que ficou completamente destruída e contaminada. A mancha de óleo se espalhou por cerca de 50 km2 na Baía de Guanabara e afetou diretamente o trabalho de muitas famílias que viviam da pesca, além do ecossistema do local.

4. Incêndio na Ultracargo no Porto de Santos

Um dos maiores incêndios do Brasil ocorreu em 2015 na área industrial de Santos. O desastre aconteceu durante a transferência dos tanques de combustível de gasolina e etanol. Nesse momento, houve um erro operacional que causou a explosão de uma das válvulas. Com isso, 6 tanques pegaram fogo, sendo que cada um tinha a capacidade de 10 mil m3 de combustível. Isso gerou um grande incêndio que durou oito dias até ser completamente apagado. Felizmente, todos os trabalhadores e envolvidos no processo de contenção das chamas saíram ilesos. No entanto, habitantes das áreas próximas sofreram com problemas respiratórios. Os danos ambientais causados afetaram diretamente a qualidade do ar, do solo e das águas. A água utilizada para combater o incêndio foi escoada para o mar novamente acarretando a morte de 9 toneladas de peixes.

3. Incêndio na Vila de Socó em Cubatão

Um grande incêndio em Socó, atual Vila de São José em Cubatão (SP) , foi causado pelo vazamento de gasolina em um dos oleodutos da Petrobras em 1984.  Devido a uma falha operacional, houve uma ruptura na tubulação e 700 mil litros de gasolina se espalharam pelo local. Cerca de 2 horas depois, um grande incêndio tomou conta da área alagadiça de mangue. Todas as casas que se encontravam perto do local foram incendiadas e mais de 3 mil pessoas ficaram desabrigadas. Embora o número oficial de mortos seja 93, moradores acreditam que mais de 500 pessoas morreram naquele incêndio.

2. Vale da Morte em Cubatão

Na década de 80, a cidade de Cubatão, no interior de São Paulo, foi considerada uma das mais poluídas do país e o município mais poluído do mundo, segundo dados da ONU. O aumento de problemas de saúde da população, sobretudo associada ao sistema respiratório, e o número de mortalidade passou a ser um dos mais significativos do país.Isso tudo foi consequência das indústrias do polo petroquímico de Cubatão que poluíram o ar, a água e o solo da região, pois eram lançados toneladas de gases tóxicos diariamente.

1. Vazamento de óleo do petroleiro Tarik Iba Ziyad 

O maior acidente de vazamento de óleo no Brasil aconteceu em meados dos anos 70 pelo petroleiro Tarik Iba Ziyad, que estava sendo fretado pela Petrobras. Isso aconteceu, pois, o casco do navio foi rompido em frente a enseada do Botafogo, próximo à ilha do Governador. O resultado foi uma mancha de 10 centímetros de espessura que surgiu em alguns pontos da Baía de Guanabara. Por conta do acidente, alguns locais também incendiaram.