Press "Enter" to skip to content

Partidos já podem prestar contas sobre gastos em campanhas políticas deste ano

Última atualização 09/09/2022 | 16:44

Começou nesta sexta-feira, 9, o período para que os partidos, coligações e candidatos possam enviar à Justiça Eleitoral, a prestação de contas parcial constando o registro da movimentação financeira ou estimável em dinheiro ocorrida desde o início da campanha, em 16 de agosto, até o dia 8 de setembro. O prazo para encaminhar o balanço se encerra na próxima terça-feira, 13.

O candidato que renunciar à candidatura, desistir do cargo, for substituído, ou tiver seu pedido de registro indeferido pela Justiça Eleitoral deverá prestar contas correspondentes ao período em que participou do processo eleitoral, mesmo que não tenha realizado campanha. Se houver dissidência partidária, os dissidentes também deverão prestar contas.

A prestação de contas parcial deve conter a indicação dos nomes, do CPF das pessoas físicas doadoras ou do CNPJ dos partidos políticos ou dos candidatos doadores. Além disso, também devem contar a especificação dos respectivos valores doados, a identificação dos gastos realizados, com detalhamento das fornecedoras ou dos fornecedores e a indicação do advogado.

A prestação de contas final deve ser feita até o trigésimo dia posterior às eleições, para todos os candidatos que não concorrerem ao segundo turno e para os partidos políticos, incluídas as contas dos respectivos comitês financeiros. Havendo segundo turno, as contas referentes aos dois turnos deverão ser prestadas até o trigésimo dia posterior a sua realização.

Após o prazo para a prestação de contas final, quem não o tiver feito será notificado, em até cinco dias, para prestá-la em até 72 horas, sob pena de ter as contas julgadas como não prestadas. Os candidatos, enquanto permanecerem omissos, mesmo após eleitos, não poderão ser diplomados.