Press "Enter" to skip to content

Pesquisa Datafolha mostra Lula com 52% dos votos válidos; Bolsonaro tem 48%

Última atualização 19/10/2022 | 18:31

Pouca coisa mudou na disputa pela presidência da República, aponta pesquisa Datafolha encomendada por Globo e Folha de S. Paulo e divulgada no início da noite desta quarta-feira, 19. Luiz Inácio Lula da Silva caiu de 53% das intenções de votos válidos, apontados no levantamento anterior do instituto, datado de 14 de outubro, para 52%. Concorrendo à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) oscilou um ponto percentual para cima, pulando de 47% para 48%.

Os mesmo quatro pontos percentuais separam os dois candidatos no cenário de votos totais, aquele no qual não se descartam votos brancos, nulos e ainda os indecisos. Lula aparece com 49% da preferência do eleitorado e Bolsonaro tem 45%. O ex-presidente manteve o percentual da pesquisa anterior e o atual subiu um ponto.

Este novo levantamento foi feito entre segunda-feira, 17, e quarta-feira, 19, com 2912 eleitores de 181 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-07340/2022.

Considerando a margem de erro da pesquisa Dataflha, os candidatos estão no limite da margem de erro, com o petista em vantagem

Datafolha anterior

Na pesquisa Datafolha anterior, divulgada na última sexta-feira, 14, seis pontos percentuais separavam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do atual, Jair Bolsonaro (PL). Na ocasião, o petista aparecia com 53% das intenções de votos válidos, frente a 47% de Bolsonaro.

O levantamento foi feito presencialmente, com 2898 pessoas, entre os dias 13 e 14 de outubro. A margem de erro era de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança de 95%.