Press "Enter" to skip to content

Pesquisa Exame/Ideia traz Lula com 47% das intenções de voto e Bolsonaro com 37%

Última atualização 29/09/2022 | 10:53

Pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta quinta-feira, 29, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 10 pontos percentuais à frente de Jair Bolsonaro (PL). Os dados apontam o petista com 47% contra 37% do atual presidente no primeiro turno das eleições, que acontece no próximo dia 2 de outubro.

Em relação ao levantamento anterior do instituto, divulgado no mês de agosto, Lula cresceu três pontos percentuais, no limite da margem de erro, saltando de 44% para os atuais 47%. Bolsonaro oscilou um ponto para cima, saindo de 36% para 37%. Os números se referem ao cenário estimulado, onde o eleitor recebe uma lista com os nomes dos candidatos.

A pesquisa indica ainda que Ciro Gomes (PDT) tem 6% das intenções de voto, enquanto Simone Tebet soma 5%. O ex-ministro caiu três pontos percentuais em relação ao levantamento anterior e a senadora subiu um. No estudo desta quinta, votos brancos e nulos contabilizam 4%.

Os dados observados neste levantamento representam a maior pontuação do ex-presidente Lula desde junho, quando teve início a série de pesquisas contratadas pela Exame, agora em sua quinta edição.

Cenários

Levando em consideração apenas os votos válidos, Lula alcança 49% da preferência dos eleitores ouvidos e Jair Bolsonaro aparece 11 pontos atrás, com 38%. Ciro soma 7% e Simone Tebet, 5%.

Já tendo por base o cenário espontâneo, quando o eleitor responde sem estímulos em quem pretende votar, o petista fica em primeiro com 39% das intenções de voto, seis pontos à frente de Bolsonaro, que tem 33%.

A pesquisa foi realizada por telefone com 1,5 mil eleitores, entre os dias 23 e 28 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. O estudo tem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo BR-09782/2022.