Press "Enter" to skip to content

Pesquisa indica em quem os anapolinos devem votar nas eleições 2022

Última atualização 27/09/2022 | 20:58

O instituto Direct Pesquisa ouviu 1.002 eleitores de Anápolis sobre os candidatos preferidos nas eleições do próximo dia 2 de outubro para todos os cargos em disputa. De acordo com os moradores da cidade, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que é anapolino, se destacam com 57,8% e 45,6% das intenções de voto, respectivamente.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em segundo na corrida pelo Palácio do Planalto, com 21,6%. Já o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), tem 19,7% e aparece na vice-liderança na disputa pelo governo de Goiás. Estes números se referem ao levantamento estimulado, quando é apresentada lista com os nomes dos candidatos.

Deputados preferidos

Em relação à Câmara dos Deputados, o questionário foi feito no cenário espontâneo, sem os nomes dos candidatos. Dois nomes da cidade aparecem entre os preferidos: o deputado federal Rubens Otoni (PT), com 8,1% das intenções de voto, e o empresário Márcio Corrêa, com 7,2%. Em terceiro surge uma candidata de Goiânia: Silvye Alves (União Brasil), com 5,8%.

Já entre os postulantes à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), três nomes locais despontam. O petista Antônio Gomide, ex-prefeito e candidato à reeleição, com 10,1% das intenções de voto. O também deputado estadual Amilton Filho (MDB) vem a seguir, com 7,6%. A lista traz ainda a primeira-dama Vivian Naves (PP), com 4,1%.

Senado

A disputa pelo Senado entre os anapolinos apresenta o deputado federal delegado Waldir (União Brasil) com 17,3% da preferência dos eleitores, seguido pelo ex-governador Marconi Perillo (PSDB), com 11,2%. O ex-ministro Alexandre Baldy (PP) é o terceiro com 8,2%.

Pesquisa

A pesquisa Direct foi realizada entre os dias 22 e 24 de setembro, com 1002 pessoas, e tem margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. Contratada pelo próprio instituto, ela foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 07610/2022.