Press "Enter" to skip to content

Pesquisa Ipespe: Lula tem 44% dos votos, enquanto Bolsonaro sobe para 35%

Última atualização 04/09/2022 | 09:44

Em nova pesquisa da Ipespe, realizada entre os dias 30 de agosto a 1º de setembro e divulgada neste sábado, 3, aponta que o candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na frente, com 44%. Em seguida vem Jair Bolsonaro (PL), com 35%, e Ciro Gomes (PDT) em terceiro, com 9%. As estatísticas foram publicadas pelo jornal O Estadão de São Paulo.

Segundo a mesma pesquisa, a candidata Simone Tebet (MDB) tem 5%, enquanto Felipe d’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) possuem 1% cada. Os outros candidatos não chegaram a pontuar na porcentagem. Brancos e nulos somaram 3% enquanto não souberam e não responderam, 2%.

Em um possível segundo turno, o ex-presidente Lula aparece com 53% das intenções de voto e Bolsonaro 38%.  Brancos e nulos somam 7%. Não sabem ou não responderam 2% a pesquisa.

Na última pesquisa do Ipespe, divulgada no dia 31 de agosto, Lula tinha 43% das intenções e Bolsonaro e Ciro continuavam com os mesmos 35% e 9% respectivamente. Conclui-se que Lula subiu um por cento, enquanto os outros dois candidatos não.

O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas fez a pesquisa divulgada neste sábado em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel). Foram entrevistados 1.100 eleitores. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-09344/2022.