Press "Enter" to skip to content

Pesquisa Quaest acena para vitória de Lula no 1° turno e cenário de estabilidade

Última atualização 17/08/2022 | 08:34

Divulgada na manhã desta quarta-feira, 17, pesquisa do Instituto Quaest, contratada pelo Banco Genial, aponta tendência de vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda no primeiro turno das eleições de outubro próximo. O petista aparece com 45% das intenções de voto, contra 33% do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Tanto Lula quanto Bolsonaro oscilaram um ponto percentual para cima desde a rodada anterior do levantamento, datada do início deste mês de agosto. Assim, o petista soma dois pontos a mais que a soma de todos os adversários, o que afastaria a tendência de segundo turno, que vinha ganhando força nos últimos dias.

Auxílio Brasil

Ainda de acordo com a pesquisa Quaest, nem mesmo o aumento do Auxílio Brasil para R$ 600 fez com que o presidente Jair Bolsonaro (PL) abocanhasse a parcela mais pobre da população, onde Lula tem ampla frente.

Considerando apenas o grupo de beneficiários do Auxílio Brasil, o candidato do PT tem mais que o dobro das intenções de voto de Bolsonaro. A diferença seria de exatos 30 pontos percentuais: 27% contra 57%.

Segundo turno

Já em um possível cenário de disputa em segundo turno, Luiz Inácio Lula da Silva teria 51% da preferência do eleitorado, contra 38% de Jair Bolsonaro, uma diferença que chega aos 13 pontos.

A pesquisa ouviu 2 mil eleitores, de forma presencial, entre os dias 11 e 14 de agosto. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de dois pontos percentuais. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01167/2022.