Press "Enter" to skip to content

Pesquisas do segundo turno começam a ser divulgadas nesta quarta, 5

Última atualização 05/10/2022 | 12:04

Nesta quarta-feira, 5, o Instituto Ipec abrirá as portas das pesquisas acerca do segundo turno na disputa pela presidência da República. Os levantamentos medirão as porcentagens de intenções de votos de Lula (PT) e Bolsonaro (PL). Porém, a tendência é de que, inicialmente, o cenário seja bem similar aos levantamentos do primeiro turno.

Novas pesquisas presidenciais

A maioria das pesquisas presidenciais do primeiro turno acertou a porcentagem de Lula, considerando a margem de erro. No entanto, todas erraram os números de Bolsonaro, que ficaram consideravelmente acima do esperado. Nessas pesquisas iniciais do segundo turno, o professor e consultor de marketing político Marcos Marinho acredita que o panorama não será tão diferente.

“É complicada essa questão das primeiras pesquisas, se elas vão conseguir de fato medir alguma transferência de votos tão em cima assim. Penso que, muito provavelmente, elas vão retratar um efeito das urnas mais ou menos consolidado. São polos consolidados. Quem votou no Lula, vota no Lula, e quem votou no Bolsonaro, vota no Bolsonaro”, analisa.

Segundo o profissional, ainda não houve tempo hábil para uma mudança massiva nas intenções de voto para presidente. “Essa migração de votos da Simone (Tebet, do MDB), do Ciro (Gomes, do PDT), da Soraya (Thronicke, do União Brasil) e dos demais concorrentes, ainda vão levar um tempo para se reacomodar. É muito mais fácil que as primeiras pesquisas retratem muita proximidade com o que já estavam sendo as pesquisas do primeiro turno, e com o passar dos dias as coisas vão se reacomodar”, completa.

A Ipec abrirá as portas das pesquisas presidenciais do segundo turno, entrevistando pessoas de todo o Brasil entre 3 e 5 de outubro. No dia seguinte, quinta-feira, 6, a Quaest lançará o seu primeiro levantamento, também com entrevistas entre 3 e 5 de outubro. Em seguida, na próxima sexta-feira, 7, a Datafolha publicará o resultado da pesquisa com entrevistas do dia 5 a 7 de outubro.