Press "Enter" to skip to content

PL, partido de Bolsonaro, tem a maior bancada da Câmara dos Deputados

Última atualização 03/10/2022 | 10:37

O Partido Liberal (PL), elegeu a maior bancada na Câmara dos Deputados neste domingo, 2. Ao todo foram 98 deputados eleitos, à frente do Partido dos Trabalhadores (PT), com 68, União Brasil, com 57, Progressista (PP), com 47 e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com 42, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Presidido pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto, o PL é o atual partido do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição.

Se analisados os resultados nos estados, a sigla só não elegeu candidatos em quatro estados: Acre, Alagoas, Piauí e Roraima. Em outras dez federações, o partido foi o que mais teve deputados eleitos. São eles: São Paulo (17), Minas Gerais (11), Rio de Janeiro (11), Santa Catarina (6), Ceará (5), Goiás (4), Maranhão (4), Mato Grosso (4), Rio Grande do Norte (4) e Amapá (3).

No comparativo com a atual bancada da Câmara dos Deputados, o PL foi o partido que mais aumentou o número de deputados, somando 21 parlamentares a mais. O PT vem em seguida, com 12 deputados a mais.

Por outro lado, o PSDB foi o partido que teve a maior redução na bancada, saindo dos atuais 23 deputados para 13. O partido teve o pior resultado ao menos desde 1998, último ano em que os dados estão disponíveis no site da Câmara dos Deputados.

O PL só perde a liderança do ranking caso o União Brasil e o PP efetivarem a fusão partidária anunciada por dirigentes das siglas neste sábado, 1º. Neste caso, a nova sigla chegaria a 101 deputados eleitos.