Polícia cumpre 14 mandados por fraudes em licitações

A Polícia Civil de Goiás, por intermédio da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor), deflagrou, nesta quarta-feira, 27, a Operação Ato Falho, visando ao cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão por fraudes em licitações.

Figuram como alvos das medidas de busca e apreensão seis pessoas físicas, incluindo agentes públicos do município de Iporá, e oito pessoas jurídicas, em endereços localizados nas cidade de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Santo Antônio de Goiás, Cezarina, Iporá e Palmas/TO.

Fraudes em licitações

As investigações têm com objeto 37 procedimentos de dispensa de licitação realizados pelo município de Iporá, no ano de 2021, que culminaram na celebração de diversos contratos na área de saúde com quatro pessoas jurídicas distintas.

Levando em consideração o valor dos empenhos realizados às quatro empresas e o sobrepreço identificado, o dano ao patrimônio público supera o montante de R$ 5 milhões.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiânia autoriza motociclistas a utilizarem corredores exclusivos para ônibus

A partir desta segunda-feira, 6, os corredores exclusivos para ônibus em Goiânia também poderão ser utilizados por motociclistas. A decisão, implementada pelo prefeito Sandro Mabel (UB), faz parte de uma estratégia para melhorar o fluxo do trânsito na cidade.

A liberação começou na última quinta-feira, 2, logo após a posse do prefeito, com um teste na Avenida Jamel Cecílio. Agora, o acesso será permitido em outras vias importantes, incluindo as Avenidas T-63, T-7, T-9, 85, Universitária, além da Rua 10 e da Avenida Assis Chateaubriand.

Para garantir a segurança da nova medida, a prefeitura encomendou um levantamento sobre acidentes nos corredores de ônibus. Um monitoramento adicional será realizado durante a implementação, a fim de analisar os impactos na segurança viária.

No entanto, o uso dos corredores pelos motociclistas será regulado por normas específicas. Não será permitido embarcar ou desembarcar passageiros nessas faixas, e o acesso deverá ocorrer apenas em trechos autorizados ou nos cruzamentos.

Especialistas em trânsito destacam que a convivência entre ônibus e motocicletas nesses espaços exige atenção redobrada. Devido às diferenças de porte dos veículos e aos pontos cegos dos ônibus, motociclistas devem evitar permanecer ao lado dos coletivos ou realizar manobras em curvas próximas a eles, para reduzir riscos de acidentes.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp