Press "Enter" to skip to content

Por apoio no segundo turno, Bolsonaro tenta reaproximação com Caiado

Última atualização 04/10/2022 | 09:12

O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) está em busca de aliados para o segundo turno das eleições 2022. Para cumprir essa missão, um dos objetivos do candidato à reeleição é tentar uma reaproximação com Ronaldo Caiado (União Brasil), que foi eleito pelo segundo mandato consecutivo como governador de Goiás.

Relação entre Bolsonaro e Caiado

Bolsonaro e Caiado costumavam ser aliados políticos, até que veio a pandemia da Covid-19. Por não concordar com determinadas atitudes do presidente, o governador de Goiás se distanciou do mesmo e a relação se estremeceu. Eles até se encontraram em algumas ocasiões posteriores, mas o fato do Partido Liberal lançar uma candidatura de oposição a Caiado nestas Eleições foi outro ponto de ruptura.

Major Vitor Hugo (PL), o candidato de Bolsonaro em Goiás, ficou em 3º lugar no pleito para o governo local, com 14,81% dos votos. Caiado, por sua vez, alcançou 51,81% e se reelegeu ainda no primeiro turno. Por conta disso, e pela necessidade de desbancar Lula (PT) no segundo turno da disputa à presidência da República, Bolsonaro tenta trazer o ex-aliado para perto de si.

Em informações da CNN, interlocutores afirmaram que Caiado ainda está chateado com tudo que aconteceu entre ele e Bolsonaro. Contudo, não se recusou a tentar estabelecer algum contato, o que pode acontecer ainda nesta semana. Caiado, inclusive, até o momento não se pronunciou a respeito de quem apoiará para presidente no segundo turno. De acordo com o próprio, será uma decisão do partido.

O senador eleito Wilder Morais (PL), que derrotou candidatos como Marconi Perillo (PSDB) e Delegado Waldir (União Brasil), também tenta uma reaproximação com Caiado. Ele trabalhou na Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SIC) no atual mandato do governador de Goiás.