Press "Enter" to skip to content

Presidência: pesquisa Ipec aponta Lula com 44%; Bolsonaro tem 31%

Última atualização 06/09/2022 | 08:05

Treze pontos percentuais separam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do atual, Jair Bolsonaro (PL), na corrida pelo Palácio do Planalto. Os números são da pesquisa Globo/Ipec e foram divulgados na noite desta segunda-feira, 5. Nela, o petista aparece com 44% das intenções de voto, contra 31% do principal concorrente.

Ainda de acordo com o levantamento para a presidência, Ciro Gomes (PDT) se mantém na terceira posição com 8%, seguido pela emedebista Simone Tebet, que soma 4%. Os candidatos Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe D’Avila (Novo) têm 1%. Já Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram.

Com a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por conta de condenações, Roberto Jefferson (PTB) apareceu na pesquisa, mas não pontuou. Padre Kelmon foi escolhido pelo partido para substituir o colega, entretanto, não houve tempo de ele ser incluído na pesquisa.

Os votos nulos e brancos correspondem à escolha de 6% dos ouvidos pela pesquisa, que foi realizada de forma presencial entre os dias 2 e 4 de setembro. Aqueles que não souberam ou não quiseram responder foram 5% dos entrevistados.

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-00922/2022.