Press "Enter" to skip to content

Primeiro debate presidencial acontece neste domingo, 28; veja detalhes

Última atualização 28/08/2022 | 09:03

Neste domingo, 28, a partir das 21h, ocorre o primeiro debate presidencial das Eleições de 2022. Nos estúdios da Band, seis candidatos estarão no evento, com organização da Folha de S. Paulo, UOL e TVs Bandeirantes e Cultura. Com três blocos e sem plateia, o programa contará com as presenças de Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (UB) e Felipe D’Avila (Novo).

O que esperar do debate na Band

Acerca do formato, o debate terá uma divisão de três blocos. No primeiro, os candidatos precisarão responder sobre temas que serão definidos por sorteio, em um espaço de um minuto e meio cada. A conversa também permitirá questionamentos entre candidatos, com direito a réplica e tréplica.

No primeiro bloco, a ordem de perguntadores será a seguinte: Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Felipe d’Avila, Soraya Thronicke, Lula e Simone Tebet.

No segundo bloco, os jornalistas farão perguntas, direcionando as mesmas para os candidatos de sua preferência. Já no terceiro e último, haverá mais uma rodada de perguntas entre os presidenciáveis. Nesse ponto, a ordem será esta: Simone Tebet, Soraya Thronicke, Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, Lula e Felipe D’Avila.

Por fim, todos os seis candidatos terão dois minutos para as considerações finais. A ordem será composta por Ciro Gomes, Lula, Jair Bolsonaro, Simone Tebet, Soraya Thronicke e Felipe D’Ávila. Se algum deles não comparecer ao debate, o púlpito com o seu nome ficará vazio durante todo o programa.

O grande destaque deste primeiro debate presidencial é o confronto entre Lula e Bolsonaro, líderes nas pesquisas. A participação do atual presidente ainda estava em xeque, mas ele confirmou sua presença neste sábado, 27, logo após a confirmação de seu adversário petista.

Já os demais presidenciáveis devem focar em estabelecer a “terceira via”, que consiste em alternativas para o eleitor que não deseja votar em nenhuma das duas principais opções. Temas como pandemia, corrupção, fome, economia e educação devem ser os mais recorrentes no debate deste fim de semana.