Press "Enter" to skip to content

Primo de ex-prefeito de Santo Antônio do Descoberto fraudou licitação, diz Polícia

Última atualização 17/05/2017 | 15:38

Na madrugada desta quarta-feira, 17, a Polícia Civil deflagrou a Operação Santo do Pau Oco, que apura uma fraude em licitação na prefeitura de Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do Distrito Federal. O prejuízo é de R$ 1 milhão. Segundo o delegado Rogério Bicalho, o ex-prefeito Itamar Lemes do Prado é um dos investigados na ação.

“De acordo com nossas investigações, um primo do ex-prefeito utilizou-se de uma empresa para fraudar uma licitação para fornecimento de máquinas pesadas para a Prefeitura”, disse o delegado.

Para cometer o crime, o primo do ex-prefeito teria convencido o proprietário de uma empresa a participar de uma licitação em Santo Antônio do Descoberto. O real dono da firma colaborou com as investigações e revelou que transferiu a administração da empresa para o primo do ex-prefeito para que ele participasse do certame.

“Ele recebeu três parcelas de R$ 6 mil. Assim sendo, a empresa teria participado de uma licitação, mas pelo que investigamos até o momento, a licitação foi forjada”, esclareceu Bicalho. O delegado também ressaltou que na ata de homologação do certame, não havia assinatura do real proprietário da empresa.

Participação do ex-prefeito

O ex-prefeito de Santo Antônio do Descoberto é um dos investigados. De acordo com o delegado, a participação de Itamar Lemes do Prado não foi confirmada, mas a Polícia Civil diz que os indícios apontam que o gestor estava envolvido na fraude.

“Como gestor máximo do município, ele assinou os contratos. Se o primo dele tinha conhecimento da empresa, muito provavelmente o prefeito tinha participação. Mas com as testemunhas e os investigados que vamos ouvir, vamos apurar a participação do ex-prefeito”, declarou o delegado Rogério Bicalho.