Press "Enter" to skip to content

Processo do vereador carioca Gabriel Monteiro será votado nesta quinta, 18

Última atualização 18/08/2022 | 09:40

O processo do vereador e candidato a deputado federal Gabriel Monteiro (PL) começa a ser votado nesta quinta-feira, 18, na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. O político de 28 anos pode sofrer a cassação de seu mandato. No entanto, ainda assim poderia disputar as Eleições 2022. As acusações são por quebra de decoro em decorrência de crimes sexuais.

As acusações contra Gabriel Monteiro

As denúncias contra Gabriel Monteiro surgiram pela primeira vez em março deste ano. Três mulheres diferentes alegaram que tiveram relacionamentos consentidos com o vereador, mas que terminaram de forma violenta. Em seguida, apareceram denúncias de estupro contra o candidato a deputado federal.

Essas não foram as únicas acusações. Em maio, ele se tornou réu na Justiça por conta de uma filmagem feita pelo próprio Gabriel Monteiro, na qual o político mantém relações sexuais com uma adolescente. Segundo a defesa do vereador, a jovem teria dito que já tinha 18 anos.

No entanto, de acordo com a ex-assessora Luísa Caroline Bezerra Batista, que denunciou crimes de importunação sexual e assédio sexual contra o vereador, Gabriel Monteiro recebia a adolescente em sua mansão sob o som da música infantil “Galinha Pintadinha”.

Nesta quarta-feira, 17, após o recurso ser negado na Comissão de Justiça e Redação, foi a público um áudio no qual Gabriel Monteiro admite ter tido relações sexuais com uma adolescente. “É, foi bonitinha. Deu para comer a mulher gostosinha”, disse um interlocutor. Em seguida, Gabriel Monteiro respondeu. “Pô, 16 aninhos, 17 aninhos. Porque eu gosto muito de novinha”.

O processo do político

Para haver a cassação do mandato de Gabriel Monteiro, são necessários 34 votos a favor, equivalentes a dois terços dos parlamentares. No total, 51 políticos poderão votar. Porém, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), filho do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), não deve participar da votação por conta da campanha do pai.

Alguns dos parlamentares estão cogitando faltar à sessão, para que não haja quórum e que a votação não possa ser realizada. Enquanto isso, Gabriel Monteiro está se concentrando na sua candidatura a deputado federal, além de pedir apoio dos seus eleitores nesta quinta, na Câmara de Vereadores.