Press "Enter" to skip to content

Quem deve crescer mais em Goiás no segundo turno, Lula ou Bolsonaro?

Última atualização 06/10/2022 | 10:25

Na disputa do primeiro turno pela presidência da República, o estado de Goiás se polarizou entre dois candidatos, assim como o restante do Brasil. Apesar de, no País como um todo, Lula (PT) ter conquistado mais votos no pleito, em solo goiano quem terminou à frente foi Bolsonaro (PL). Com isso em mente, tal cenário tende a permanecer o mesmo no segundo turno das Eleições 2022?

Vantagem de Bolsonaro em Goiás

Somando os votos de todo o Brasil, Lula terminou o primeiro turno com 48,43% dos votos válidos, contra 43,20% de Bolsonaro. Em Goiás, no entanto, houve uma boa vantagem do atual presidente: 52,16% contra 39,51%. Portanto, considerando apenas o estado de Goiás, Bolsonaro teria sido reeleito sem a necessidade de um segundo turno.

Para o doutor em ciências sociais Pedro Araújo Pietrafesa, com formação na Universidade de Brasília (UnB), Bolsonaro pode aumentar ainda mais a sua vantagem em Goiás. Isso porque uma parte considerável dos eleitores que votaram em outros candidatos são de direita, mas optaram por não escolher Bolsonaro no primeiro turno devido às diferentes opções.

“Há uma proximidade entre onde a Simone Tebet teve um número de votos, por exemplo aqui no Centro-Oeste, com os votos do Bolsonaro. Houve uma correlação positiva. Acredito que a maioria dos votos migre para o Bolsonaro. Pegando o âmbito nacional, a expectativa é de que uma boa parte desses votos ainda vá para o Lula, mas pode ser que aqui no Centro-Oeste eles migrem para o Bolsonaro e ele tenha um pequeno aumento de vantagem em Goiás”, opina Pedro Araújo.

Uma opinião divergente

O professor e consultor em marketing político Marcos Marinho diverge. Ele acredita que Bolsonaro vai sim manter a dianteira porque o estado de Goiás permanece conservador. No entanto, há a possibilidade de Lula aumentar os seus votos no segundo turno.

“Penso que a tendência agora é que o Lula cresça um pouco aqui no estado. O Bolsonaro já teve uma vantagem bem alargada, então imagino que boa parte do pessoal daqui que votou na Simone tenha mais propensão a migrar para o Lula. O próprio eleitor do Ciro também, que não fez voto útil contra Bolsonaro na urna, pode migrar para o Lula”, afirma.

Vale ressaltar que o governador reeleito por Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), declarou publicamente o seu apoio a Bolsonaro. A votação do segundo turno acontecerá no dia 30 de outubro, e definirá quem governará o Brasil pelos próximos quatro anos.