Press "Enter" to skip to content

Radar: Aprovado projeto de lei que institui Programa Dinheiro Direto na Escola e mais

Prestação de contas

Os partidos políticos têm até o dia 30 de abril para apresentar as contas relativas a 2017 e estão preocupados com as dificuldades no sistema disponibilizado e o curto prazo para corrigir eventuais inconsistências nas informações prestadas ao TSE. Em reunião com representantes dos partidos, o presidente do TSE, Luiz Fux, propôs que, após protocolarem as informações de suas contas mediante a utilização do sistema da justiça eleitoral, as legendas tenham mais 90 dias para apontar eventuais ajustes.

Menos burocracia

Foi aprovado ontem na Câmara Municipal de Goiânia, projeto de lei de autoria da vereadora Priscilla Tejota (PSD), que institui o Programa Dinheiro Direto na Escola- PROMERENDA, através da descentralização dos recursos financeiros para a merenda nas escolas e creches no município de Goiânia. O repasse direto dos recursos financeiros vai permitir às instituições de ensino gerenciar a compra dos gêneros alimentícios e a preparação da merenda escolar. A transferência será efetivada pela Secretaria Municipal da Educação e Esporte, sem a necessidade de convênio, ajuste, acordo ou contrato, atendidas as normas legais aplicáveis. A matéria depende de sanção do prefeito Iris Rezende (MDB).

Desincompatibilizando

O governo federal empossou ontem os novos ministros que chegam para preencher as vagas deixadas por aqueles que vão disputar cargos eletivos em outubro. A maioria dos ex-ministros retoma os mandatos na Câmara dos Deputados e concorrerá a reeleição, mas alguns decidiram, pela primeira vez, buscar uma vaga no Senado, que desta vez terá renovação de dois terços dos parlamentares, cujo mandato é de oito anos.

Maior bancada

O Partido Progressista, presidido pelo ministro das Cidades, Alexandre Baldy, foi um dos maiores beneficiados com a janela partidária. O partido tem agora a maior bancada goiana no Congresso Nacional, com quatro parlamentares. No Congresso é a segunda maior, na frente do MDB e do PSDB, perdendo apenas para o PT. A legenda é vista no meio político como elemento que pode desequilibrar a eleição para governador em Goiás e é alvo de intensa disputa por parte de Zé Eliton (PSDB) e de Daniel Vilela (MDB).

Mais um voando

O PSDB metropolitano está acéfalo. Isto porque ontem o ex-vereador Thiago Albernaz pegou o ninho tucano de surpresa com a notícia de sua filiação ao Solidariedade. A decisão está sendo interpretada como traição. Thiago é pré-candidato a deputado estadual e teria trocado de legenda em busca de maior elegibilidade em uma chapa proporcional. O diretório estadual deve agora instaurar comissão provisória que vai deliberar sobre a realização de novas eleições.

Empreendedorismo

A Universidade Estadual de Goiás está recebendo inscrições para cursos de empreendedorismo destinadas a alunos, professores e comunidade, em parceria com o Sebrae. Em abril, o projeto, que já capacitou mais de 5 mil pessoas, oferece turmas presenciais da disciplina Empreendedorismo para alunos e turmas online do curso Aprenda e Empreenda para a comunidade. Em maio, o curso de Formação Empreendedora presencial também estará aberto à comunidade e, em junho, será disponibilizada mais uma turma para o curso online Apreenda e Empreenda.

Empreendedorismo 2

Através do PROIN – Programa de Incubadoras, também serão oferecidos cursos de Estratégias de Vendas, Gestão Financeira, Precificação, Negócios Inovadores, Planos e Modelos de Negócios, todos gratuitos. Os interessados poderão participar também do processo seletivo para novos negócios do PROIN, um programa que auxilia o empreendedor a desenvolver um produto, criar modelos e planos e negócios, formalizar, desenvolver e consolidar uma empresa.

Empreendedorismo 3

Em todas as etapas, os selecionados participam de cursos, oficinas, contatos de rede, recebem mentorias de empreendedores consolidados no mercado, apoio nas áreas de comunicação e marketing e, em alguns casos, estrutura física para desenvolverem suas atividades. Para mais informações sobre os cursos, datas, locais e inscrições, os interessados podem ligar para o PROIN no número (62) 3328 1170 ou entrar em contato pelo e-mail: educaçã[email protected]