Press "Enter" to skip to content

Relembre 10 penteados que marcaram gerações

Na última quarta-feira (19) foi celebrado o Dia Nacional do Cabelereiro! Assim como a moda, os penteados e cortes de cabelos também seguem tendências, de acordo com a época, geralmente lançadas por celebridades do momento e reproduzida por fãs ao redor do mundo. Em homenagem aos cabelereiros, o Diário do Estado preparou uma lista com 10 cortes de cabelos e penteados clássicos que se tornaram grande ícones da moda durante algum tempo, sendo reproduzidos até hoje por homens e mulheres.

10. Topete Elvis Presley

Para identificar Elvis Presley :: (38 anos sem ELVIS) ~ Identidade 85 ::

O Rei do Rock também teve um dos penteados mais famosos de todos os tempos. Seu cabelo preto, liso, e provavelmente totalmente duro de gel, foi e ainda hoje é copiado por várias pessoas ao redor do mundo. Mas você sabia que, na verdade, quem começou a tendência de usar topetes foram as mulheres? Exatamente! A cantora Janelle Monáe foi uma das famosas que teve como marca registrada o penteado volumoso no topo da cabeça, sendo inspiração para mulheres modernas que queriam experimentar outro visual.

9. Maria Antonieta

Aventuras na História · De cabelo loiro a promiscuidade: 5 mitos famosos  sobre Maria Antonieta

O chamado estilo Maria Antonieta era o cabelo arrumado para cima. A rainha francesa ficou marcada por esse estilo de cabelo e também o popularizou. Ele era e continuou tão marcante na história que, em 2009, o estilista Jeremy Scott colocou suas modelos com este penteado na passarela.

8. Angelina Jolie

Removidos da Netflix na semana - 03 a 09/02 -

A atriz sempre foi aclamada no cinema e tudo o que fazia era tendência! Principalmente a sua personagem no filme 60 segundos que usava um cabelo loirão com mechas retorcidas e, como era começo dos anos 2000, acabou sendo um penteado muito usado por jovens que se inspiravam na atriz.

7. Beatles

Como usar o cabelo Moptop | ELH

Junto com o grande sucesso com as fãs, a “beatlemania” trouxe o cabelo ao estilo “mod”: escorrido em corte tigelinha. Mais para frente, com o surgimento do movimento hippie, esses fios lisos ficariam mais compridos e bem menos alinhados.

6. Franjas 

5 motivos pelos quais você precisa saber mais sobre a Cleópatra - Revista  Galileu | Sociedade

A maioria das pessoas pensa que foi Cleópatra que começou com a tendência das franjas, mas, na verdade, foi um homem! Ziryab, um homem que viveu no período medieval islâmico, se ele ainda estivesse vivo, ia ficar chocado que o seu estilo de cabelo é e sempre foi um corte icônico.

5. Melindrosa

Aniversário de Coco Chanel: veja 5 heranças que ela deixou para moda

Durante a década de 1920, as mulheres começaram a questionar as normas sociais e culturais vigentes. Isso se refletiu na moda, e é claro nos cortes de cabelo. Nessa época, era comum usar o cabelo bem curto, além de mais maquiagem e saias mais curtas. Tudo isso foi bastante revolucionário para o período.  Um grande ícone dessa geração e estilo foi a estilista Coco Chanel.

4. Black Power

The Jackson 5 - LETRAS.MUS.BR

Nada de esconder os fios enrolados! No fim dos anos 60 e nos anos 70, a cultura negra ganhou mais força e identidade própria. O penteado “black power” foi uma das primeiras manifestações de beleza orgulhosamente negra, como o exibido pelos integrantes da banda de Michael Jackson e seus irmãos, os Jackson Five.

3. Josephine Baker

6 curiosidades sobre Josephine Baker que você provavelmente não sabia |  Hypeness – Inovação e criatividade para todos.

A cantora e dançarina americana foi uma das primeiras artistas negras da história a conseguir fama mundial. Além de quebrar vários paradigmas, elas eternizou o seu estilo de cabelo. Ela o usava super curto e grudado na cabeça. O estilo ficou tão marcado na história que, em 2014, Rihanna usou o mesmo penteado no CFDA Awards.

2. David Beckham

A evolução de David Beckham (fora dos campos) em 11 fotos - GQ | Cuidados

O ex-jogador de futebol não ditou uma, mas muitas tendências: moicano curtinho, sidecut, comprido preso com tiara. Porém, foi em 2003 que o astro do futebol trouxe ao mundo o penteado ao estilo samurai (em rabinhos e no polêmico coque), que chegaria às cabeças de Leonardo DiCaprio e Jared Letto uma década depois.

1. Ondas

O mistério das cirurgias plásticas de Marilyn Monroe é finalmente revelado  - Vogue | news

A atriz Marilyn Monroe marcou a cultura por várias coisas. Uma delas foi o seu penteado sempre muito bem feito. Ele celebrava o uso dos grampos, rolos e spray de cabelo. As ondas perfeitas e glamorosas da atriz são inspiração para muitas até os dias de hoje.