Press "Enter" to skip to content

Ronaldo Caiado confirma favoritismo e é reeleito governador de Goiás

Última atualização 03/10/2022 | 08:00

Com 100% das urnas apuradas, Ronaldo Caiado (União Brasil) confirmou o favoritismo e foi reeleito para mais quatro anos no comando do governo de Goiás no primeiro turno das eleições, disputado neste domingo, 2. O governador somava 51,81% dos votos e já não poderia mais ser alcançado por Gustavo Mendanha (Patriota), que terminou em segundo e Major Vitor Hugo (PL), em terceiro.

Caiado governador de Goiás

De acordo com pesquisas anteriores ao pleito, Ronaldo Caiado tinha chances reais de vencer a corrida eleitoral em Goiás sem a necessidade de um segundo turno. No levantamento Serpes da última sexta-feira, 30, o governador eleito tinha 60,8% das intenções de votos válidos, contra 23,9% de Mendanha. No Ipec de sábado, 1º, Caiado apresentou 56% e Mendanha, 29%.

Desta forma, o candidato do União Brasil confirmou o favoritismo apontado nas pesquisas de intenção de votos e confirma o segundo mandato à frente do governo de Goiás. Além disso, Ronaldo Caiado estende a sua experiência política no estado. Nas eleições de 2014, elegeu-se senador, e, dois anos depois, deixou o cargo para disputar o Executivo. Antes disso, foi deputado federal cinco vezes por Goiás.

Ronaldo Caiado disputou cargos eletivos em 10 ocasiões, vencendo em oito delas. As duas vezes em que perdeu foram em 1989, quando participou da corrida pela presidência da República, e em 1994, quando tentou o governo de Goiás e ficou em terceiro lugar. Neste século, portanto, Caiado saiu triunfante em todas as Eleições que participou.

Entre as bandeiras que o governador eleito representa, destacam-se saúde, que ganhou amplos investimentos e foi regionalizada para atender a população de forma mais ágil e próxima de onde vive. Também a segurança pública, considerada uma das melhores do país. Por fim, Caiado também abraça o desenvolvimento econômico, com foco no agronegócio. A renovação da posse em Goiás acontece no dia 1º de janeiro de 2023.