Press "Enter" to skip to content

Santinhos fakes de Lula e Bolsonaro ‘tomam de conta’ das redes sociais

Última atualização 29/09/2022 | 17:04

A apenas três dias das eleições que vão decidir o futuro do país, os candidatos e eleitores vêm se movimentando com mais intensidade nas redes sociais. Porém, conforme essa atividade aumenta, as fake news também crescem e até chegaram a um ponto, em que até os santinhos, como são conhecidas as artes dos candidatos que contém o seu número de votação, estão sendo falsificados.

Nesta semana, por exemplo, santinhos fakes (contento o número de eleição errado) do candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), inundaram grupos das plataformas digitais como o WhatsApp. O interessante é que nas falsas propagandas, o número dos candidatos foram trocados.

Ou seja, o número que elegeria Lula (13) ao Palácio do Planalto foi colocado como sendo o número da reeleição de Bolsonaro (22). Da mesma forma, Lula teve o santinho de Lula com o número de Bolsonaro.

“É muito difícil alguém cair neste golpe, principalmente pela proporção das eleições e das figuras que são Bolsonaro e Lula. Eles são os ícones do processo eleitoral, tendo uma exposição muito grande. No caso de uma eleição proporcional, que conta com vários números, a chance de se enganar é melhor. Porém, no caso da presidência são dois números. As chances de uma pessoa votar errado são quase nulas”, explicou o cientista político, Marcos Marino. 

Santinhos

Ainda de acordo com o especialista, as fakes news envolvendo os candidatos não passam de uma ‘zueira’ por parte dos eleitores, a fim de provocar tumulto nas redes sociais. Ele diz ainda que esse tipo de ‘brincadeira’ é comum, sendo realizada antes mesmo da popularização da Internet.  

“O brasileiro é conhecido como o povo da zoeira e grande parte consome política pela Internet. Porém, essas montagens são mais uma brincadeira do que de fato um golpe”, concluiu. 

Santinho de Lula com número de Bolsonaro. (Foto: Reprodução/Redes sociais)