Press "Enter" to skip to content

Segundo turno: Lula vence na Nova Zelândia, Austrália e Coreia do Sul; Bolsonaro conquista Japão

Última atualização 30/10/2022 | 10:16

O segundo turno das eleições começou há poucas horas no Brasil, às 8h, mas devido ao fuso horário, os brasileiros de outros países já encerraram a votação, como é o caso na Nova Zelândia, primeiro país a concluir o pleito. Além do país da Oceania, a Austrália, Coreia do Sul e Japão também encerraram a votação. Ao todo, Lula (PT)  ganhou em três países e Bolsonaro (PL) em um. 

Nova Zelândia

Na Nova Zelândia, o candidato do PT conseguiu ‘bater’ o concorrente Bolsonaro, ficando com 70,3% dos votos válidos, enquanto o atual mandatário conquistou apenas 29,7%. Dos 553 votos válidos em Wellington, 389 foram para Lula, sem considerar votos brancos e nulos.

Bolsonaro obteve 164 votos na cidade. Outros 16 brasileiros votaram em branco ou anularam o voto. O dado oficial, porém, só será divulgado ao fim da eleição em todo país pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir das 17 horas deste domingo, no fuso horário de Brasília. 

Os números da Nova Zelândia foram coletados por brasileiros que compartilharam o resultado dos boletins de urnas, que são afixados no local de votação, por exigência legal.

Austrália

Na Austrália, o petista também ficou na frente do atual presidente. Em Sidney, Lula teve 61,3% dos votos contra 38,7% de Bolsonaro. Na capital Camberra, o ex-presidente foi o mais votado por 72,1% dos eleitores. Bolsonaro foi a escolha de 27,9% das pessoas.

Coreia do Sul e Japão

Na Ásia, Lula venceu na Coreia do Sul com um percentual de 64,3%. No país, o candidato do PT recebeu 126 votos válidos. Jair Bolsonaro, por sua vez, teve 35,7%, o equivalente a 70 votos. No vizinho asiático, Japão, Bolsonaro levou a melhor.

Fuso horário

Brasileiros ao redor do mundo começaram a ir às urnas neste segundo turno mais cedo, devido ao fuso horário. Ao todo, há eleitores em 181 cidades estrangeiras. Quem tem domicílio eleitoral na Nova Zelândia e na Austrália, na Oceania, por exemplo, pode votar entre 14 e 16 horas antes do segundo turno.

A Austrália abriu as 22 seções eleitorais para os 15.390 eleitores aptos a participarem da votação. Depois, a escolha dos candidatos começou no Japão, onde há 104 locais de votação e 76.570 brasileiros com direito ao voto. Ao todo, 697 mil cidadãos poderão votar fora do Brasil este ano.