Press "Enter" to skip to content

Seleção Brasileira fica de fora do Mundial de Basquete Feminino de 2022

Última atualização 13/02/2022 | 16:16

A Seleção Brasileira não estará no Mundial de Basquete Feminino de 2022. Pela segunda vez consecutiva, o Brasil desperdiçou a chance de disputar a Copa do Mundo da categoria. A equipe estava disputando o Pré-Mundial em Belgrado, na Sérvia, e perdeu as duas primeiras partidas para Austrália e Coreia do Sul, respectivamente. Com isso, o time não tem mais como se classificar, apesar de ainda enfrentar a Sérvia neste domingo (13), a partir das 17h.

A jornada da Seleção Brasileira

Na última edição do Mundial de Basquete Feminino, em 2018, a Seleção Brasileira não esteve presente. Para o torneio deste ano, a situação ficou mais complicada. Anteriormente, a quantidade de seleções da Copa do Mundo era um total de 16. Agora, a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) reduziu o número para 12 equipes participantes. O Brasil está entre as 16 melhores seleções do mundo, mas precisou jogar o Pré-Mundial para conseguir a vaga. No sorteio, o time caiu contra Sérvia, Coreia do Sul e Austrália, sendo que esse último já está classificado por ser o país-sede da competição.

Com isso, a Copa do Mundo destinou 12 vagas para 15 equipes, considerando que Belarus desistiu de disputar o Pré-Mundial. Portanto, três das 16 melhores seleções do mundo seriam eliminadas. A primeira partida da Seleção Brasileira foi diante da Austrália, um revés pelo placar de 65×52. Em seguida, a amarelinha encarou as sul-coreanas e perdeu por 76×74. Assim, matematicamente o Brasil não tem mais chances de adquirir um dos espaços disponíveis para o Mundial de Sidney.

Desta forma, a Seleção Brasileira completará nove anos sem derrotar adversárias fora das Américas, sendo que a última aconteceu em 2014 perante o Japão. O Brasil tem um bom histórico no basquete feminino internacional. As brasileiras conquistaram um título de Copa do Mundo em 1994, acumulam um terceiro lugar em 1971, e terminaram quatro vezes na quarta posição. No momento, porém, a nossa seleção vive um momento turbulento.