Press "Enter" to skip to content

Título, RG, CNH…o que levar para votar neste domingo, 2?

Última atualização 30/09/2022 | 18:12

Chegou a hora de escolher os novos ocupantes de mandatos eletivos neste domingo, mas a participação no pleito exige o credenciamento dos eleitores. A apresentação de um documento oficial com foto é obrigatória nas 2.443 seções eleitorais em Goiás, sendo 355 apenas na capital. A orientação aos 4.870.354 cidadãos goianos é levar uma “colinha” com os números dos candidatos para reduzir o tempo na urna eletrônica, o que agiliza o fluxo da fila de eleitores.

Podem ser apresentados aos mesários o RG, a carteira de motorista (CNH), o passaporte, a carteira de trabalho, o certificado de reservista ou a identidade funcional de entidade de classe mesmo com data de validade vencida, exceto certidões de nascimento ou de casamento. Além disso, serão aceitos documentos digitais. 

O título de eleitor é o documento mais utilizado na versão tradicional, mas o formato digital vem ganhando espaço entre a população. É possível votar apenas com o aplicativo e-Título, no caso de quem já fez o cadastro da biometria. O download pode ser feito gratuitamente na loja de aplicativos da sua operadora somente até este sábado, 1º, porque no dia da votação, no domingo, 2, a emissão estará suspensa.

Às vésperas das Eleições 2022, cerca de 30 milhões de eleitoras e eleitores no Brasil e exterior já ativaram o aplicativo e-Título. Somente neste ano, foram registradas mais de 13 milhões de ativações.Apesar de apresentar o celular com o título digital, o eleitor não poderá votar com o aparelho. O equipamento deverá ficar desligado em uma mesa ao lado da urna até a confirmação da escolha dos candidatos. A

 manifestação individual e silenciosa do eleitor por meio do uso de camisetas de partido político, coligação ou candidato e até mesmo da camiseta verde e amarela, camisetas do Brasil ou da Seleção Brasileira poderá ser utilizada no dia das eleições.

A votação será das 8h às 17h, de acordo com o horário de Brasília. A ordem dos cargos que aparecerá nas urnas é de deputado federal, com quatro dígito, deputado estadual/distrital, com cinco dígitos, senador, com três dígito, governador, com dois dígitos e presidente da República com , dois dígitos.