Press "Enter" to skip to content

Top 10 livros com temática LGBTQIA+

Por: Estefhanny Garcia

 

Ao longo dos anos a comunidade LGBTQIA+ tem ganhado cada vez mais visibilidade, tanto em filmes, séries e livros. Atualmente existem vários livros que envolvem essa temática, que são ótimos para ensinar sobre respeito, empatia e garantir a representatividade da comunidade.

 

10 – Havana 

Havana além do nome do livro é o nome da protagonista,  a história envolvente escrita pela brasileira, Tessa Reis. Havana passou alguns anos reerguendo uma fazenda de vinhos na África do Sul, conseguindo conquistar sua almejada estabilidade, entretanto aos 30 anos ela ainda se sente sozinha. Na noite do seu aniversário de 30 anos, que é realizado em um restaurante, Havana conhece Ryan Sholtz, uma sul-africana, que concidentemente está comemorando seu aniversário. Entre danças e vinhos as duas trocam seu primeiro beijo, e assim Havana começa a questionar muitas coisas em sua vida.

 

9 – O Amor não é Óbvio 

Em “O Amor não é Óbvio”, conhecemos Íris, uma jovem de 17 anos que é viciada em novelas, sua vida muda completamente quando sua paixão platônica, Cadu Sena, fica solteiro. E o mais interessante de tudo é que a ex-namorada de Cadu o trocou por outra garota. Íris procura pela menina para entender o que a fez tomar essa decisão e assim conhece Édra Norr. Íris começa a entender os motivos da ex-namorada de Cadu, e embarca em uma jornada de autoconhecimento que não esperava.

 

8 – O Terceiro Travesseiro 

O Terceiro Travesseiro é um livro escrito pelo brasileiro, Nelson Luiz de Carvalho, o livro é considerado um romance verídico, ou seja é um livro baseado em fatos reais, que leva seus leitores a desafiar rótulos e a identificar hipocrisias diárias além de preconceitos. A história começa mostrando Marcus, um jovem de classe média, e seu melhor amigo, Renato. Ambos desenvolvem uma paixão um pelo outro, que logo se transforma em amor e com isso uma luta, com o que querem e o que precisam fazer. Entretanto a relação de Marcus e Renato muda com a chegada de um terceiro personagem na vida do casal.

 

7 – Minha Versão de Você

No livro conhecemos Tanner, um jovem bissexual cuja família sabe e apoia nessa jornada, o garoto conhece Sebastian, um escritor com muito potencial e que é mórmon, uma religião muito rígida. Tanner se apaixona por Sebastian e logo percebe que o sentimento é reciproco, mas ao contrario da liberdade que Tanner tem, ele descobre que Sebastian está preso entre dilemas e dividido entre sua doutrina. Essas dificuldades começam a afetar Tanner e talvez impeçam o romance entre eles.

 

6 – A Garota Dinamarquesa 

O livro que foi adaptado para os cinemas, é baseado na história real do pintor dinamarquês Einar Wegener e de sua esposa, que o apoiou em todos os momentos. Einar resolve fazer um favor para sua esposa: usar meias e sapatos femininos para que ela possa pintar seu quadro. A partir desse momento, Einar se descobre, e descobre Lili, seu alter ego feminino. A história é muito emocionante e mostra a descoberta de Einar sobre sua sexualidade e seu gênero.

 

5 – Apenas uma Garota

O livro é parcialmente inspirado nas experiências próprias da autora, Meredith Russo , e aborda muitas questões importantes, sobre aceitação, preconceito, esperança e descobertas. Amanda Hardy é a protagonista da trama, Amanda é uma jovem prestes a entrar na idade adulta. Ela acaba de se mudar e acaba conhecendo Grant, por quem acaba nutrindo uma paixão. Com isso, ela também se vê amedrontada e receosa em revelar seu passado e admitir que antes de ser Amanda era Andrew.

 

4 – Um Milhão de Finais Felizes 

Um Milhão de Finais Felizes, conta uma história divertida e bonita sobre aceitação, amizade e significado de família. Jonas é um jovem que vive sob as expectativas dos pais, sua mãe está sempre tentando fazer com que ele volte a frequentar a igreja, e o pai que sempre lhe traz problemas. Mas tudo fica mais difícil quando Jonas conhece Arthur e entende que precisa fazer mais para conseguir ter seu final feliz.

 

3 – Singular 

O livro conta a história de Noah, um garoto trans que resolve passar o carnaval no Rio de Janeiro. E é la que ele conhece Rafa, uma menina que é acima do peso e que não aceita o próprio corpo, tendo preconceitos em relação a isso. Nesse encontro ambos começam a viver uma história incrível onde um ensina o outro sobre aceitação própria, e que o amor é capaz de vencer as barreiras do preconceito.

 

2 – Me Chame Pelo seu Nome 

O livro inspirou o filme de mesmo nome que concorreu ao Oscar em 2018 na categoria principal e conta uma história que conquistou muitos fãs e também ganhou uma continuação. O jovem protagonista da trama mora com os pais em um pequeno paraíso na costa italiana. Todo verão a família costuma receber um hospede por algumas semanas, que ajuda com as correspondências e papeladas em troca de moradia. Quando Oliver se torna esse hóspede, Elio começa a se encantar pela presença do americano.

 

1 – A Chave da Casa

Clarice é uma professora que faz o que ama, a mulher de 48 anos mora em uma casa a beira do mar, ela acredita que tudo vai ser igual, mas o destino muda isso com a chegada de uma amiga da sua irmã. Melina é uma jornalista e esconde uma paixão de adolescência por Clarice, mas que agora parece voltar a tona quando decide retornar a praia onde foi criada. É lá que elas se reencontram e dividem o mesmo teto durante uma semana, e nesse mesmo período a vida das duas começa a mudar.