Press "Enter" to skip to content

Vídeo: TSE desmente boato sobre perda de voto com novo recurso na tela da urna eletrônica

Última atualização 29/09/2022 | 16:57

Um vídeo em circulação a Internet sugerindo que os eleitores perderiam o voto se clicarem na tela da urna eletrônica foi desmentido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nas imagens, um homem reclama que se trata de uma novidade adotada supostamente para enganar os eleitores e atrapalhar o pleito deste ano. Ele diz que a funcionalidade confunde as pessoas. Na avaliação do homem, “confira” e “confirma” são sinônimos.

“Quando você digita o número aparece embaixo piscando ‘confira o seu voto’. A pessoa vai entender ‘confirma’ e vai apertar a tecla ‘confirma’. Perdeu o voto, não computou. Tem qeu esperar esse negócio do ‘confira o seu voto’ acabar, demora alguns segundos, aí aparece o aviso ‘aperte a tecla confirmar’. Você não vai ler como ‘confirma’ e não vai apertar o ‘confirma’ “, reclama.

O TSE esclarece que as urnas liberarão a confirmação do voto, ou seja, o botão verde “Confirma”, um segundo após o preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. O mesmo vale tanto para os votos em branco quanto para corrigir algum dígito. O recurso é considerado um incentivo para que as pessoas confiram o número do candidato. A função pode ser testada por meio do simulador de votação na urna eletrônica para as Eleições Gerais de 2022

Para coibir informações falsas sobre as eleições, a Justiça Eleitoral criou uma página na internet. O selo “Fato ou Boato” apresenta checagens sobre notícias divulgadas na internet desde 2018. O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, promete combater as fake news com rigor para evitar persuadir o eleitorado de forma fraudulenta, o que pode comprometer a eleição. Em maio, ele afirmou que a prática pelos candidatos pode acarretar cassação do registro eleitoral.

Assista ao vídeo abaixo: